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4 erros que você não pode cometer na seleção de fotos de produtos

Prepare-se para transformar sua home em uma vitrine arrasadora!

Por Mercado E-Commerce | 23 de julho de 2014

Quem possui um e-commerce sabe que vender e competir na Internet é algo que exige muito trabalho diário. Manter a competitividade requer criatividade e um cuidado especial com cada detalhe. Pequenos fatores podem influenciar – e muito – nas vendas.

O que muitos empreendedores esquecem é que a vitrine de uma loja virtual tem certas peculiaridades, se diferenciando muito da convencional. Em uma loja física, o cliente pode olhar bem de perto, tocar e analisar um produto sob todos os ângulos. Isto, é claro, não acontece nas compras via web. No entanto, a falta de proximidade física não impede que você ofereça uma mercadoria da forma mais descritiva e detalhada possível para seu consumidor. Neste ponto, entra em cena uma característica essencial: o cuidado com as fotos de produtos.

Conheça os quatro erros mais comuns na seleção de fotos de produtos para uma loja online e prepare-se para transformar sua home em uma vitrine arrasadora!

Pecar na qualidade das fotos

Começar um negócio próprio é difícil e demanda um investimento considerável. Mas, durante a etapa de planejamento da sua empresa, você deve registrar que alguns fatores são fundamentais para seu sucesso. No caso das lojas virtuais, um deles certamente fica por conta das fotos dos seus produtos.

Para o consumidor, faz toda a diferença encontrar no site fotos de alta qualidade, bem tiradas e que ressaltem as características de cada item, como cor, textura e tamanho. E, cá entre nós, a maioria das lojas virtuais não se preocupa com isso: este é o grande erro. Escolher um bom profissional para ser seu parceiro e tirar as fotos dos produtos em um local apropriado é fundamental e com certeza será um diferencial para seu e-commerce. Seu cliente, assim, será impactado positivamente e reconhecerá este esforço. Portanto, nem pense em utilizar fotos amadoras e de má qualidade!

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Fotografia de produto em estúdio. Imagem via BC Design e Photography

Falta de padronização

Na hora de conversar com o seu fotógrafo, deixe bem claro qual é a ideia da marca e diga como você gostaria de mostrar os itens. Ouça a opinião do profissional e, de preferência com o apoio do designer (responsável pelo layout e a identidade visual do site), estabeleça um padrão para as imagens: defina se elas vão ter borda, efeito, detalhes e outras características. Depois, é essencial seguir esta padronização para todos os produtos. A exibição da página, desta forma, se torna visualmente agradável – além disso, o recurso auxilia a criar e consolidar a identidade do seu e-commerce.


4 pontos para aprimorar as fotos dos produtos – Minuto do E-commerce

Oferecer poucas fotos de cada produto

Outra coisa muito importante: não seja econômico na exposição das fotos. É essencial mostrar bem os produtos, pelo menos em três fotos: uma que o mostre por completo, outra que dê ênfase em algum detalhe, e outra que ajude o cliente a perceber a textura da mercadoria (se for um tecido, por exemplo). Quanto mais opções você fornece ao seu consumidor para analisar determinado item, mais ele se sente confiante de que aquele é o produto ideal. Tenha esta dica em mente: poucas fotos, poucas vendas.

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Exemplo no site da Oppa de variadas formas de apresentação de um produto.

Escolher fotos muito pequenas

Não é agradável ter de ficar se aproximando do monitor pra conseguir visualizar uma foto. Muito menos usar o recurso do zoom na página. Fotos pequenas e pouco esclarecedoras de produtos, de fato, fazem o cliente desistir da compra. Pecar na hora de expor mercadorias pode passar a ideia equivocada de que sua loja não preza pela transparência. Obviamente, não é isso que você deseja, não é mesmo? Fique atento a estas questões e estabeleça um tamanho mínimo para as fotos. Desta forma, você garante que elas satisfaçam as expectativas do consumidor.

Pode parecer inacreditável, mas muitos empreendedores cometem estes erros ao selecionar imagens para seu site. Sim, sabemos que há muita coisa para se preocupar, para resolver, para acompanhar… Mas você não pode negligenciar o apelo dos sentidos. Nas vendas pela Internet, é perdida uma etapa fundamental do processo de compra: o contato direto com a mercadoria. É por este motivo que uma apresentação minuciosa dos itens se faz tão necessária para o sucesso de um e-commmerce. Logo, se você fornecer fotos nítidas, bem tiradas e que retratem com fidelidade o seu produto, certamente vai aferir o resultado deste cuidado no caixa – e na fidelização dos seus consumidores!

 

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