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5 dicas para fazer promoções sazonais

As datas comemorativas podem ser excelentes para aumentar o seu faturamento.

Por Mercado E-Commerce | 24 de abril de 2014

Não é novidade nenhuma que as datas sazonais movimentam o mercado virtual e alavancam as vendas de maneira expressiva. Mas é importante lembrar, ainda que pareça óbvio, que os bons resultados só aparecem se estratégias diferenciadas de comércio forem utilizadas no período de sazonalidade.

As datas comemorativas e as mudanças de estação podem ser excelentes para o empreendedor que deseja aumentar o faturamento do seu e-commerce, mas nem sempre as lojas virtuais lançam mão de ferramentas adequadas para potencializar sua taxa de conversão nessas épocas tão favoráveis ao fechamento de bons negócios. Veja por exemplo os números do Dia das Mães em 2012, segundo a Exame.

O-comércio-no-Dia-das-Mães

Quer saber como melhorar os números do seu comércio digital através de ações e promoções eficientes? Selecionamos algumas dicas para te ajudar a manter sua empresa em alta durante o ano inteiro, porque afinal em todos os meses há datas sazonais passíveis de serem trabalhadas. Confira!

1. Personalize as estratégias
Em datas sazonais, personalização é tudo! É preciso que o cliente seja envolvido no clima da época e sinta que sua loja virtual acompanha as tendências do mercado com dinamismo e criatividade. Mais do que isso: qualquer promoção que venha a ser criada deve fazer parte não só do contexto, mas também de um conceito baseado na sazonalidade.

Se a ação promocional é de verão, por exemplo, o layout deve trazer tons quentes, textos que remetam à estação e elementos como o sol e o mar. Se a promoção é natalina, presentes, árvores e o clássico Papai Noel são muito bem-vindos no visual do site. O que você deve evitar é fazer uma promoção que esteja desconexa com o restante da loja. Lembre-se: é preciso que a página inteira fale a mesma língua!

Esta regra também vale para sua estratégia de e-mail marketing. Aproveite a sazonalidade para colocar na caixa de entrada do seu cliente apenas mensagens que o induzam à compra no período, ainda que de maneira sutil e subjetiva. Não perca a oportunidade de alavancar as vendas! Personalizar  e direcionar seu conteúdo dá bastante trabalho, mas certamente gera bons resultados.

2. Aposte no vale-presente
Em datas comemorativas, não há nada mais oportuno do que os presentes, concorda? Melhor ainda se este presente for exatamente o que o presenteado deseja ganhar. É por esta razão que os vales-presente estão ganhando cada vez mais espaço dentro das lojas virtuais.

O mais interessante desta proposta inovadora é o fato de que ela envolve dois, e não apenas um, usuários no processo. Assim, o cliente direto compra o presente e o presenteado escolhe o que vai adquirir. Se ambos ficarem satisfeitos com a transação, poderão fazer novas compras na loja virtual e até mesmo indicá-la aos colegas, amigos e familiares. Não é à toa que o vale-presente se configura como uma excelente ferramenta de fidelização de clientes.

Para tornar a experiência de compra ainda mais diferenciada, a empresa pode criar layouts festivos para o vale-presente, além de entregar a encomenda em embalagens festivas e com cartões criados pelo próprio comprador. Estas são alternativas mais do que cativantes, não é mesmo?

3. Invista na sua vitrine virtual
No comércio físico, as épocas sazonais são um prato cheio para reorganizar a loja e enfeitar as vitrines. No mercado e-commerce não é diferente: você também precisa arrumar a sua loja para atrair mais clientes e aumentar as vendas!

Uma boa forma de fazer isso é investir nas ofertas personalizadas, já que elas funcionam como vitrines individuais direcionadas a cada cliente. Se os visitantes da sua loja tiverem acesso a produtos baseados no seu perfil de consumo, a identificação será imediata, e eles consequentemente ficarão durante mais tempo olhando suas vitrines.  Este processo de interação é fundamental para converter visitantes em compradores.

4. Acredite no poder dos descontos
Oferecer cupons de desconto aos clientes já se tornou algo comum nos e-commerces,  e esta prática pode ser ainda mais eficiente se associada ao apelo que as datas sazonais possuem.

Caso você opte por esta ferramenta promocional, estipule um valor mínimo de compra e ofereça ao cliente um desconto considerável, de modo que a loja lucre mais no volume de vendas do que na venda individual em si. Lembre-se que descontos pequenos não motivam o consumidor. Para ganhar 5 ou 10%, ele pode preferir pechinchar no shopping.

Garanta que a sua oferta é incrível, prefira os abatimentos em valor do que os abatimentos em percentual. Anunciar que o “desconto é de R$ 100”, por exemplo, soa mais atrativo do que “desconto de 20%”, ainda que na prática eles signifiquem a mesma coisa.

5. Promova concursos culturais e sorteios
Os concursos culturais e sorteios sempre repercutiram muito bem quando associados a marcas e produtos. No entanto, este tipo de metodologia, há um certo tempo, está sendo utilizado de forma limitada pelas empresas. Isso ocorre porque desde julho deste ano uma nova Portaria (n° 422) passou a vigorar.

De acordo com as determinações da Secretaria da Fazenda, nenhum concurso ou sorteio poderá fazer alusão a datas comemorativas e campeonatos esportivos. Ainda assim, as lojas virtuais continuarão aptas para usar estes recursos que agradam tanto ao consumidor, desde que o façam fora de épocas festivas.

Usando a criatividade, é possível promover ótimos concursos e sorteios nos períodos que antecedem os lançamentos de coleção e também nas datas exclusivas do segmento e-commerce, como por exemplo o Black Friday e o Dia do Frete Grátis. Vale destacar que este tipo de ação deve ser realizado somente na própria página da loja ou em hotsites específicos, já que concursos e sorteios também estão proibidos nas redes sociais.

O Natal e o Ano novo já estão bem próximos! O que você acha de colocar os seus novos conhecimentos sobre sazonalidade em prática e fazer promoções incríveis durante o mês de dezembro? Certamente valerá muito a pena! Fique de olho no calendário e boa sorte com os negócios!

 

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