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5 indicadores importantes para seu mobile

Selecionamos 5 indicadores essenciais para observar a evolução do seu m-commerce.

Por Mercado E-Commerce | 19 de abril de 2014

O cenário mobile para as vendas em e-commerce vem crescendo gradativamente e cada vez com mais intensidade, o que demonstra que empresas que investem neste segmento sempre saem na frente. Abaixo, um infográfico do IBOPE mostrando as vendas de smartphones no Brasil, aumentando a base de compradores.

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Mas enfim, acompanhando as novas tendências do mercado, você criou o seu mobile commerce. Agora, seus produtos podem ser vendidos via dispositivos móveis de forma simples, rápida e eficiente. Até aqui, tudo ótimo: você está adaptando seu negócio à praticidade e à rapidez cada vez mais exigidas na realidade tecnológica atual. Mas e depois? Como fazer para avaliar o sucesso e o desempenho do seu m-commerce?

Definir métricas para acompanhar o andamento das suas vendas é tão importante quanto os primeiros passos para criar a sua empresa. Selecionamos 5 indicadores essenciais para observar de perto a evolução do seu m-commerce. Confira!

1.  Taxa de conversão
No fim das contas, o que importará serão os resultados alcançados ao longo do tempo. Sua meta final, otimizar seu site de m-commerce para efetivar vendas, pode ser medida pela taxa de conversão ou “funil de conversão” (conversion funnel). Certifique-se de estabelecer indicadores claros de conversão para conseguir avaliar como os clientes estão interagindo com seu app, além de descobrir a melhor estratégia para levar seus consumidores a completar o trajeto de venda, clicando no botão  “comprar” (cumprindo, assim, o objetivo final).

2.  Lealdade dos consumidores
O LVT (lifetime value) mensura a percentagem de retorno dos seus consumidores para efetivar novas compras, ou seja, a “taxa de lealdade” do seu público ao longo do tempo. Nessa hora, é importante lembrar da clássica afirmação de que é “mais fácil manter seus clientes atuais do que conquistar novos”. Sem dúvidas, você deseja que seus consumidores permaneçam comprando, não é mesmo? Através desta métrica, você consegue descobrir a quantidade de consumidores leais da sua empresa, além de criar estratégias para aumentar esse público fiel.

Um bom nível de LVT, aliado a um alto índice total de visitas a seu m-commerce, cria a trilha certa para o sucesso!

3. Tempo gasto\ Nível de atividade no app
Uma vantagem dos aplicativos é que todas as ações realizadas pelos usuários podem ser identificadas. Acompanhando cada click, você consegue saber quanto tempo uma pessoa gastou no seu app e o que ela fez ao navegar em suas ferramentas. Essas duas métricas (tempo gasto no app e nível de atividade) devem ser avaliadas seguidamente e consideradas dependentes entre si.

De fato, não significa nada, por exemplo, que um usuário passe 3 minutos inteiros no seu app sendo que todo este tempo foi gasto na espera do carregamento de uma única imagem. Investigue as atividades e a taxa de conversão dos consumidores que navegam durante mais tempo no seu aplicativo. Assim, você conseguirá pensar em meios de oferecer uma experiência realmente produtiva de acesso ao seu m-commerce.

4. Resultados das estratégias de contato
Promover o envio de notificações é uma ótima estratégia para angariar e manter usuários no seu app. Um plano de marketing que estimule o contato com os clientes, divulgando conteúdo que impulsione as vendas, pode impactar positivamente no nível de satisfação dos usuários e nos lucros finais do seu negócio. Através do envio deste tipo de conteúdo aos seus clientes, você conseguirá ter uma noção de quanto suas ofertas significam para seu público.

Aplicando esta estratégia, é possível ter uma visão das seguintes métricas:

  • Taxa de abertura: quantas pessoas visualizaram o conteúdo enviado?
  • Taxa de cliques: quantos usuários “clicaram” para obter informações mais aprofundadas?
  • Taxa de abandono (churn rate): mensuram o número de usuários que quiseram deixar de ser assinantes.

5. Nível de abandono do “carrinho de compras”
Se sua taxa de conversão está baixa, é interessante investigar quantos usuários tiveram, ao menos, a intenção inicial de adquirir seus produtos. Para isso, é necessário checar a taxa de interrupção do processo de compras, ou seja, o número de clientes que chegou a adicionar itens aos seus carrinhos, mas não finalizou a compra.

Esta métrica é bastante útil porque permite visualizar qual a taxa de clientes potenciais você perdeu em meio ao processo. Diminuindo o nível de abandono dos carrinhos, você consegue melhorar de forma significante sua taxa de conversão.

Gostou dos indicadores? Lembre-se de reservar algum tempo da sua rotina para rever essas métricas. Sem elas, seu m-commerce fica “no escuro”, sem diretrizes para crescer e melhorar. Tem alguma outra métrica que julga ser importante? Compartilhe!

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