profissionais-midias-sociais

Analista de Mídias Sociais é um dos cargos mais procurados do mercado

Por Mercado E-Commerce | 16 de outubro de 2015

A falta de profissionais de marketing digital e mídias sociais já não é uma novidade para quem atua no setor. Em praticamente todos os estados do Brasil, é cada vez mais difícil e mais caro contratar alguém para prestar serviços para sua empresa. Algumas empresas estão com vagas abertas há meses sem conseguir contratar um profissional com o perfil desejado.

A Associação Brasileira das Agências Digitais do Rio de Janeiro (ABRADi-RJ), realizou uma pesquisa com suas 40 agências filiadas para descobrir quais os tipos de profissionais que as agências digitais do estado mais necessitam neste início de ano. Onze diferentes setores foram citados na pesquisa, porém, programadores, designers plenos e analistas de mídias sociais são os mais procurados e mais escassos no mercado com quase 70% do total de vagas em aberto nas empresas, como podemos conferir no Gráfico abaixo.

 

Em entrevista para o Portal da Propaganda, Gustavo Pereira, vice-presidente da ABRADi-RJ, afirmou que a grande novidade está no crescimento de oportunidades para analistas de mídias sociais. A área cresce em ritmo acelerado e a busca por profissionais qualificados também é um limitador para o preenchimento da vaga.

Segundo Gustavo Pereira, “Não adianta ser somente um heavy user para trabalhar com mídias sociais. É necessário ter um texto com qualidade, criatividade, agilidade e, sobretudo, organização e planejamento. O trabalho é bem maior que um post numa rede social como o facebook, por exemplo, e envolve metas, métricas e muita pesquisa. É preciso entender o mercado que o cliente está inserido, seu público, suas necessidades, diferenciais e até mesmo suas deficiências. A área cresce, mas o profissional tem que estar atento a esses detalhes.”
Outro problema para as empresas e ótima notícia para quem atua na área são os salários neste setor. Segundo a pesquisa WebShoppers (realizado pelo conceituado instituto e-Bit Empresa que reune mais de 2.000 lojas virtuais no Brasil), profissionais qualificados chegam a receber salários acima de R$ 12 mil e já somam 8% deste mercado, sendo que 67% dos profissionais do setor recebem mais de R$ 3 mil reais por mês. (veja gráfico abaixo).

 

Veja onde fazer um curso de Mídias Sociais: http://goo.gl/PA4B6g

É válido lembrar que os valores podem variar de acordo com a região do país e com a função exercida. Geralmente em capitais e grandes centros se encontram as melhores oportunidades e os maiores salários, e grande parte dos profissionais bem sucedidos neste setor não atuam como funcionários, mas sim como prestadores de serviços ou fazendo consultoria em marketing digital.

 

Fonte: Olimpio Araujo Junior (Gestor de Marketing)

Comentários

Comentários

Tags:

Categorias: Blog, Blog, Redes Sociais

Leia Também

Escolha da Melhor Plataforma de E-commerce
Iranianas desafiam as leis e postam selfies no Facebook
Amazon: como funciona o melhor e-mail marketing do mundo
Perfis Digigráficos: você conhece o comportamento de seus clientes?