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Aposte em descontos e promoções para engajar clientes no e-commerce

Descontos e promoções são estratégias não só para liquidar o estoque, mas também para fidelizar clientes.

Por Mercado E-Commerce | 10 de setembro de 2012

Com o crescimento acelerado do e-commerce brasileiro, aumento do ticket médio de compras na internet (cerca de R$360,00, quase a metade de um salário mínimo) , consumidores ainda mais exigentes e concorrência se tornando cada vez mais global e acirrada, é preciso saber como destacar sua loja online para para engajar os clientes.

Clientes engajados são fiéis, ajudam a divulgar seu e-commerce e são aqueles que compram recompram e indicam os produtos e serviços para seus amigos, mantendo um ecossisitema sustentável e lucrativo.

Então, vamos a nossa discussão central: Como engajar seus clientes com sua loja virtual?

Para engajar seus clientes, sua loja virtual deverá se preocupar em proporcionar as melhores experiências para seus clientes . Para isso, todos os detalhes são importantes! Isso porque sabemos que uma experiência ruim pode significar não somente a perda de uma venda, mas a perda de um cliente para a concorrência. Lembre-se: as pessoas estão mais exigentes e podem nunca mais voltar a comprar em seu e-commerce se o atendimento, entrega ou serviço prestado for ruim.

Daí a importância de utilizar algumas estratégias como promoções e descontos, não somente para liquidar os estoques, mas sim, para fidelizar e engajar os clientes com sua loja virtual. Segundo Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos “sairão na frente as lojas capazes de atender à demanda crescente de clientes com um serviço de qualidade e, de preferência, com um belo desconto”. Isso acontece porque na maioria das vezes as pessoas estão dispostas a comprar, mas precisam de um incentivo para isso. Esse incentivo pode ser um pequeno desconto ou uma promoção em datas comemorativas como dia dos pais, dia das mães, etc.

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Infográfico da ComScore mostra alguns fatores que influenciam a compra online.

Bacana observar também que o e-commerce no Brasil está começando a andar com suas próprias pernas, ou seja, ficando menos dependente de datas comemorativas tradicionais e criando suas próprias datas, como por exemplo aderindo ao Black Friday – tradicional data do varejo online americano em que as mais diversas lojas oferecem descontos acima do normal durante 24 horas. No Brasil, o Black Friday desde ano rendeu ao comércio eletrônico seu maior faturamento em um único dia: R$100 milhões, 88% a mais do que em 2010. Outra data própria para desconto no e-commerce brasileiro é o Boxing Day (acontece no primeiro dia útil após o Natal e reúne ofertas de saldão), além disso, também acontece por aqui o Dia do Frete Grátis (ação que reúne ofertas de mais de 50 lojas virtuais, sem custo de frete).

Aproveite as dicas para se inspirar e criar descontos exclusivos para seus clientes como forma de fidelização!

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