mercado-ecommerce-nome-e-commerce-capa

Como encontrar o nome ideal para seu e-commerce

A escolha de um bom nome pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de seu negócio digital.

Por Mercado E-Commerce | 30 de maio de 2014

O seu plano de negócio já está completo, o estoque está começando a ser montado e você ainda não pensou no nome da sua loja virtual. Tudo bem! O nome do e-commerce nem é tão importante assim, certo? Errado. O nome pode ser determinante para o sucesso e popularidade do seu negócio digital.

Quantas vezes não somos atraídos pelo nome de uma empresa? O nome é talvez o primeiro contato do cliente com a sua loja, mas se ele não for coerente, sedutor e envolvente, pode também ser o último. É por isso que listamos algumas dicas imprescindíveis na escolha de um bom nome fantasia para sua loja. É preciso ter carinho nessa etapa, pois a ideia é que esse nome da loja te acompanhe pelo resto da vida.

Uma questão de conceito

Já reparou como os pais costumam ter o maior cuidado na hora de escolher o nome dos filhos? Eles levam em consideração se o nome combina com as feições do bebê, procuram saber o significado, avaliam se é forte ou delicado, analisam a sonoridade e assim por diante. O processo para escolher o nome de uma loja virtual se assemelha muito a esse.

É preciso questionar se o nome pretendido combina com o conceito do negócio, se dialoga com o segmento, se soa bem aos ouvidos e se traduz a identidade da empresa. Caso as respostas sejam negativas, é melhor pensar em outro.

mercado-ecommerce-nome-e-commerce-01
“O nome parecia divertido, espirituoso e não intimidante. Apple tirava a aresta da palavra computador. Além disso, nos poria à frente da Atari na lista telefônica” – Uma das razões para Steve Jobs nomear sua empresa de Apple.

Originalidade faz toda diferença

Nem cogite a possibilidade de usar aquele nome bacana da loja que você conheceu durante as férias. Tanto faz se a sede da sua loja virtual fica no sul e a da loja tão inspiradora fique no norte. O ideal é sempre inovar e ser original! É preciso entender que o que dá certo para uma empresa, não necessariamente vai dar certo para outra, ainda que ambas atuem no mesmo segmento.

Fazer referência a grandes marcas também não dá certo. Procure escrever a sua própria história dentro do comércio digital. O nome deve ser capaz de fazer os clientes lembrarem do seu negócio e de nenhum outro. Entendido? Plagiar nomes e domínios pode acarretar inclusive problemas judiciais, portanto, todo cuidado é pouco! Se tiver uma ideia que pareça incrível, pesquise profundamente para descobrir se ela não foi usada antes.

Nomes curtos causam grande impacto

O mercado e-commerce está mais para apelidos do que para nomes e sobrenomes. Isso acontece porque as novas formas de consumo demandam uma comunicação mais curta e dinâmica, então procure escolher um nome com poucos caracteres.

Uma loja virtual deve ter um nome direto e autoexplicativo, que associado a uma logomarca bacana, seja facilmente compreensível. Não tenha dúvidas de que nomes curtos despertam um maior interesse nos e-consumidores. Além disso, eles possuem fácil memorização.

Pense na funcionalidade e usabilidade

Um nome não deve ser apenas bonito, ele deve ser funcional e de fácil compreensão. Antes de batizar a sua loja, pense em como ficará o domínio (se o .com.br está disponível). Avalie se a leitura e pronúncia são simples e se preciso for, pergunte a opinião de outras pessoas sobre ele. Se o feedback for positivo, vá em frente. Mas se ouvir respostas como “heim” e “não entendi”, reavalie a ideia inicial e procure outras alternativas.

mercado-ecommerce-nome-e-commerce-02

Bom nome é sinônimo de alcance

Um nome bem escolhido pode aumentar significativamente a visibilidade da sua empresa, isso porque, a tendência é que o desempenho no SEO seja muito superior ao dos nomes comuns ou grandes demais. Para que a sua loja virtual apareça bem posicionada nas ferramentas de busca, é necessário que o nome tenha poucas palavras, não contenha sinais gráficos e apresente pistas sobre o ramo de atuação da empresa. Estrangeirismos podem atrapalhar (e muito) esse processo.

Uma simples palavras bem escolhida pode fazer toda a diferença para uma empresa. Só para ter uma ideia, os termos e-commerce, comércio eletrônico e loja virtual estão intimamente ligados, mesmo assim, e-commerce tem em média 100 mil buscas a mais do que comércio eletrônico e o termo loja virtual é buscado 7 vezes mais do que e-commerce.

Em posse dessas dicas, certamente a escolha do nome perfeito para o seu e-commerce ficará mais fácil, porém, esteja ciente de que encontrar o nome ideal não é algo que acontece da noite para o dia. Pense, pesquise, crie, mas acima de tudo, ouse! Escolha um nome diferente e especial como o seu negócio.

 

 

Comentários

Comentários

Tags: , , ,

Categorias: Blog, Blog, E-commerce

Leia Também

Pesquisa mostra que empreendedores digitais investem mais em marketing em 2014
A tentativa de reinvenção dos Correios
Social Commerce: aumente suas vendas com a recomendação através das redes sociais
O Facebook está mudando?