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Como escolher a melhor rede social para a sua empresa

Conheça as características das principais redes e escolha a que melhor se encaixa ao seu tipo de negócio.

Por Mercado E-Commerce | 25 de junho de 2014

As redes sociais foram responsáveis por uma incrível transformação na forma como as pessoas se comunicam e interagem. Elas tornaram as conversas mais que instantâneas e, acima de tudo, globalizadas. Neste contexto, é claro que os empreendedores estão de olho nessas mudanças. Será que você pode usar as redes sociais a favor do seu e-commerce e ainda aumentar as vendas? A resposta é: sim. Mas, antes de sair por aí cadastrando um perfil em cada rede existente, ou escolhendo aleatoriamente, o melhor aprender a como escolher com critério a melhor opção para sua empresa. Vamos lá?

Antes de procurar, analise o perfil do seu negócio

Cada rede social possui um público-alvo, uma forma específica com a qual as pessoas se comunicam, uma dinâmica própria. Portanto, é fundamental que antes de começar a avaliar cada uma você defina o perfil da sua empresa. Quem ela pretende atingir? Quais produtos ela vende? Se você tem funcionários para cuidarem desta área ou se vai fazer isso você mesmo, o que você espera comunicar e com qual agilidade? Estes fatores são extremamente importantes e podem afunilar suas opções. Não considere este afunilamento como uma questão negativa: de fato, é muito melhor ter uma presença marcante em uma, ou no máximo duas redes, do que fazer parte de todas, mas sem consistência.

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Conheça as principais redes e suas peculiaridades cheap Lasix order nolvadex

Instagram

Focada em conteúdo visual, esta rede é bastante específica. A maioria dos usuários a utiliza para postar fotos de “looks” de moda, viagens, paisagens e produtos. Neste sentido, é uma excelente alternativa para quem trabalha com moda, fotografia e design. Com uma boa imagem (que também pode levar filtros diferenciados) e uma frase curta logo abaixo, é possível atingir diversos seguidores.

Facebook

Se o seu maior desejo é angariar milhões de fãs, seguidores e replicadores de seus conteúdos, então, sem dúvida alguma escolha o Facebook. Você pode criar uma fanpage para sua empresa e gerenciar suas publicações (e até anúncios) de forma rápida e simples. A interface é amigável e a rede suporta imagens, vídeos e textos. Seus clientes ainda podem curtir e compartilhar com os amigos as novidades e o conteúdo publicado.

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Tendencia de uso das redes sociais em 2014, por Moz.com.

Twitter

O Twitter é uma rede extremamente objetiva. Ele limita as publicações a 140 caracteres, mas em compensação alcança milhares de pessoas rapidamente. Neste caso, o ideal é que você tenha esta rede e mais uma (uma loja virtual ou um blog) para poder redirecionar seus seguidores, no caso de querer postar artigos maiores. Se você é criativo e gosta de aguçar a curiosidade do seu público, além de postar notícias diversas, o Twitter é uma boa pedida.

Youtube

Se o seu objetivo é apresentar a empresa, novos produtos e conceitos de forma lúdica e criativa (sem a necessidade de seguir um padrão) o Youtube é uma excelente opção. Talvez ela seja um pouco mais complexa, já que exige a edição dos vídeos e a familiaridade com download e upload de mídias, mas a repercussão e o alcance viral são fabulosos. Dependendo do seu ramo de atividade, você pode divulgar palestras, entrevistas, tutoriais e até comerciais e depoimentos. Se focar em um bom roteiro e uma boa produção, o sucesso é praticamente garantido.

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O Linkedin é uma rede estritamente profissional. Hoje, ela conta com cerca de 240 milhões de usuários e funciona como uma vitrine de currículos e portifólios. O objetivo principal é estreitar o relacionamento profissional e promover o networking. Além disso, ofertas de emprego, trabalhos para freelancers são situações constantes. Muitas oportunidades surgem por meio desta rede. Se seu negócio é B2B (business to business), vale a pena apostar nesta rede!

Agora que você já conhece as principais mídias sociais e suas particularidades (embora ainda existam muitas outras), basta aliar a sua estratégia de negócio àquela que melhor se enquadra em suas necessidades. Se for possível, eleja uma equipe competente só para cuidar desta área. Caso seja inviável, a dica é escolher uma ou no máximo duas redes. Se não contar com apoio e investir em diversas mídias, você corre o risco de não conseguir interagir com os demais usuários e não responder às suas dúvidas e solicitações, o que pode gerar o efeito contrário do desejado.

E então, pronto para fazer sua empresa decolar?

 

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