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Como fazer descrições de produto matadoras

Cada peça deve ser apresentada com o máximo de detalhes – e honestidade – possível.

Por Mercado E-Commerce | 15 de abril de 2014

Quando vamos a uma loja física, temos a chance de manipular os produtos, observar cada detalhe e tirar todas as dúvidas com os vendedores, não é mesmo? Nas lojas virtuais, a situação é bem diferente: nelas, dependemos exclusivamente de fotos e descrições para saber se a mercadoria oferecida é mesmo tudo aquilo que estamos desejando. Por isso, qualquer falha nesses quesitos pode resultar em uma desistência ou mesmo em uma futura devolução do produto.

Para evitar esses problemas, vale a pena caprichar nas descrições da sua loja virtual. Cada peça deve ser apresentada com o máximo de detalhes – e honestidade – possível. Além de aumentar a segurança e o interesse dos clientes, esta tática também colabora na potencialização do seu portal em buscadores e SEO.

Para te ajudar a criar descrições cativantes, chamativas, esclarecedoras e interessantes, listamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença no seu e-commerce. Confira!

Forneça medidas e detalhes dos produtos
Sejam os seus produtos roupas, equipamentos eletrônicos, móveis ou ainda outros itens, informar sempre todos os detalhes e medidas das mercadorias é um cuidado fundamental. Largura, diâmetro, altura: tudo deve ser informado em centímetros. Peso, textura, durabilidade, resistência, cor e todas as outras características que podem ser úteis a quem está de olho na peça também devem ser descritas com precisão.

Desta forma, o consumidor terá uma noção exata do que está adquirindo, e saberá se as proporções e funções do item são compatíveis com o que ele espera. Informações mais técnicas também devem ser disponibilizadas, mas elas podem deixar o texto muito denso e enfadonho. Para evitar este problema, uma dica é oferecer o link para o site do fabricante. Assim, você disponibiliza o conteúdo e não pesa demais na descrição.

Abuse da criatividade e originalidade
Fugir dos clichês e das descrições monótonas pode ser um grande diferencial para o seu e-commerce. Uma apresentação simpática e original dos produtos não apenas informa, mas também cativa os clientes e demonstra a personalidade da loja (este aspecto é muito importante!). Afinal, o que diferencia o seu negócio dos outros? É importante ter esta questão em mente na hora de formular qualquer conteúdo para seu site.

É neste espaço de descrição que você poderá cativar e convencer o seu público de que a compra realizada no seu portal é diferenciada. Aproveite a oportunidade! Deixe o marqueteiro que existe em você falar mais alto e mostre como aquele produto é incrível!

Você pode usar de superlativos, como a Amazon fez para seu Kindle neste exemplo, em apenas algumas linhas:

kindle

Dê atenção especial aos eletrônicos
Se sua loja virtual oferece produtos eletrônicos e eletrodomésticos, é fundamental que você informe claramente todas as especificações técnicas do objeto. Voltagem, tipo de tomada, compatibilidades e todas as informações que possam resultar em danos ou não funcionamento dos aparelhos deverão ser destacadas na descrição.

Com esta precaução, você evita que o consumidor utilize o produto da maneira errada e acabe por danificá-lo acidentalmente ou por falta de informação. Além de causar um problema para seu cliente, a situação não permitirá a devolução do aparelho, já que o dano ocorreu por mau uso do produto. Portanto, se sua loja trabalha com este tipo de item, esteja atento! Imprevistos do gênero podem acontecer e manchar gravemente a imagem do seu e-commerce, afastando assim os clientes.

Avise se estiver vendendo uma réplica
É muito comum encontrar produtos inspirados em versões de marcas famosas. Estes modelos não são falsificações: eles apenas possuem o design semelhante aos de grifes, mas com preços bem mais acessíveis. Isto faz com que este tipo de mercadoria seja muito atraente para os clientes, mas é preciso deixar claro na descrição que se trata de uma réplica, e não do produto no qual ela foi inspirada.

Com esta medida simples, você age de forma ética e ainda evita uma eventual decepção do cliente ao receber seu produto em casa, o que pode levá-lo a desconfiar da sua loja e interromper as compras.

Através de uma descrição clara, completa, honesta e criativa das suas mercadorias, fica mais fácil passar segurança aos consumidores e deixá-los muito mais interessados em comprar no seu e-commerce! E aí, o que você está esperando para começar a elaborar descrições matadoras para seus produtos?

 

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