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Como gerar tráfego para o meu e-commerce?

Conquistar acessos é o primeiro passo para interagir com o público.

Por Mercado E-Commerce | 14 de abril de 2014

Não importa como você está presente na web: seja em um blog, site, loja virtual ou nas redes sociais, tudo gira em torno do objetivo de conseguir tráfego. Conquistar acessos para seu espaço na rede, de fato, é o primeiro passo para interagir com o público.

No contexto específico do comércio eletrônico, aumentar o tráfego é a maneira de ampliar a divulgação dos seus produtos ou serviços, aspecto essencial de uma loja bem-sucedida. Para isto, existem diversas opções. Em geral, duas grandes categorias de tráfego web se destacam: a orgânica e a paga, através de anúncios.

Vamos saber um pouco mais sobre o assunto? Confira como conquistar mais acessos para seu e-commerce!

O jeito mais fácil: investir em anúncios
O jeito mais rápido e, muitas vezes, eficiente de gerar tráfego para o seu e-commerce é comprar espaços de divulgação virtuais. A publicidade pode acontecer através de links patrocinados, anúncios de redes sociais ou banners em sites e blogs que possuam grande acesso.

A ideia, aqui, é a mesma de anúncios em meios de comunicação tradicionais, como o rádio ou a TV: adquirir um canal para expor serviços ou produtos, impactando o público e despertando interesse de compra. Lembre-se de que a propaganda, por si só, não vende: ela atrai o consumidor e desperta o desejo de adquirir determinada mercadoria. O fechamento da venda, por sua vez depende de outros inúmeros fatores, tais como o conteúdo veiculado, a segurança e acessibilidade da sua loja virtual, dentre outros.

Pesquisa recente mostrou que, nos EUA, a receita de publicidade online já superou a de TV, especialmente no varejo.

Pesquisa da Infosys sugere que, no mundo, esse tipo de publicidade já deve superar a TV em 2016, veja o infográfico:

superar

O jeito mais barato: investir em conteúdo para tráfego orgânico
Por ser uma maneira quase gratuita de expor seu produto ou serviço, o tráfego orgânico é o sonho dos empreendedores e das startups. Além da economia proporcionada, a qualidade deste tipo de tráfego é muito maior. O motivo é bem simples: ao procurar por algo específico nos buscadores, o internauta chega a seu portal porque, dentre tantos outros conteúdos, o seu chamou a atenção. A chance deste usuário ser convertido em cliente é bem maior do que na situação dos anúncios pagos. Nestes últimos, as propagandas (apesar de poderem ser direcionadas para seu público), são mais genéricas, exibidas em páginas de resultados de buscas. O tráfego orgânico, por outro lado, é espontâneo e gerado pelo conteúdo relevante que você promove em seu espaço virtual. Mais trabalhosa e demorada que os anúncios, a estratégia costuma ser também mais eficiente.

Abaixo, vejam os impressionantes números do maior buscador, o Google (e note como o que não falta é gente para ver um bom conteúdo).

google

Atenção às redes sociais
As redes sociais, mais que qualquer outra ferramenta dos dias de hoje, têm o poder de ampliar o alcance do seu conteúdo, compartilhando-o com milhares de pessoas em questão de segundos. Com um material bem produzido, é possível gerar tráfego orgânico via engajamento dos usuários, que utilizam suas próprias páginas nas mídias sociais para compartilhar as postagens do seu e-commerce.

Não subestime a incrível influência destas mídias: o investimento em redes sociais é uma excelente estratégia para conquistar acessos e alavancar de vez a sua loja virtual.

Não se esqueça do e-mail, mas ofereça algo em troca do cadastro
A grande maioria dos internautas checa e-mails diariamente, o que coloca este canal de comunicação numa posição de destaque: através dele você pode incrementar bastante o seu tráfego orgânico. Para formar sua base de endereços de e-mail, ofereça algo em troca do cadastro do usuário. Pode ser um e-book, uma newsletter, promoções exclusivas, dicas de uso de produtos… A estratégia fará com que seu visitante se sinta mais confortável, facilitando a construção de confiança. O e-mail marketing é uma ótima forma de geração de tráfego, podendo levar seu público-alvo a visitar seu espaço e até efetivar compras. Neste sentido, disponibilizar promoções e outras ofertas em troca do cadastro é uma alternativa interessante.

Cuidados relacionados ao conteúdo e outros fatores, no entanto, devem ser tomados para manter uma boa taxa de abertura das suas mensagens.

Firme parcerias
Outra maneira de gerar tráfego para seu e-commerce são as parcerias: é possível fechar acordos com empresas não concorrentes, de modo que seu produto ou serviço seja anunciado gratuitamente na loja parceira, e vice-versa. A ação pode ser realizada de duas formas: através de trocas de links (uma loja aponta para a outra) ou guest posts (postagens de autores convidados) no blog do seu empreendimento virtual.

Gostou das dicas? Trabalhar o marketing digital é um desafio cotidiano e o nível de tráfego gerado – de preferência orgânico – para o seu site é um ótimo termômetro do andamento dos seus negócios online. Não existe segredo: tal qual no mercado convencional, o sucesso das empresas virtuais requer muito trabalho, planejamento, estudo e estratégia. Neste contexto, gerar tráfego é o primeiro passo do ciclo de vendas, principalmente nas plataformas de e-commerce. Comece a elaborar sua estratégia e boa sorte!

 

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