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Como vender nas mídias sociais

Como converter usuários de redes sociais em compradores de seus produtos.

Por Mercado E-Commerce | 7 de abril de 2014

O potencial de divulgação das mídias sociais aumenta a cada dia que passa. Estas redes, de fato, se tornaram a praça pública dos nossos tempos, por onde passa todos os dias grande parte da população do planeta. Seja qual for o uso que se faça delas, uma coisa é certa: o conteúdo disponibilizado nesses portais é visto por milhões de usuários.

O Facebook, por exemplo, se mostrou muito mais eficiente como meio de promoção do que a publicidade em sites como o G1 e o Uol. Com 51,934 milhões de exibições de anúncios e 60,9 milhões de usuários expostos a estas informações, a rede social é o método mais eficaz de se fazer mostrar no país.

Mas como utilizar todo este potencial a seu favor? Para aproveitar o espaço precioso destas mídias, é preciso se valer de algumas ferramentas que te ajudam a trilhar o caminho certo. Não basta simplesmente “jogar” o seu produto em uma mídia social e esperar que o destino faça o trabalho. Para garantir que a ação funcione como uma estratégia de marketing, é preciso ficar atento a certos detalhes.

E é importante perceber a força que as redes sociais tem para as vendas, notem os números de 2013 no mundo, de acordo com o site MobStac (traduzido pela 5Seleto).

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Diante, disso, confira algumas dicas para usar as mídias sociais na promoção dos seus produtos e ter um retorno significativo!

Engaje-se nas redes mais relevantes para seu negócio

Há uma infinidade de plataformas de mídias sociais hoje em dia. Mas será que vale a pena marcar presença em todas elas ou em qualquer uma para promover seus produtos? É importante tomar o cuidado de avaliar as redes mais apropriadas para seu tipo de negócio. Faça um levantamento do perfil dos seus clientes: quais portais sociais eles frequentam? Pesquise e meça os benefícios que determinados sites podem gerar.

Não adianta tentar promover sua empresa para um público que não seja seu alvo, ou que não se identifique com seus produtos. Portanto, antes de começar a investir na sua ação de marketing digital, faça uma análise das redes sociais que realmente podem favorecer seu e-commerce

Elabore perfis atrativos e com conteúdo

Manter perfis nas principais redes sociais é uma ótima maneira para promover um canal de comunicação direto com seus clientes. Para alcançar bons resultados, é necessário geri-los estrategicamente, fazendo com que as pessoas se interessem pelo conteúdo e reservem alguma atenção ao que é postado. Mescle dicas e informações sobre seu nicho de mercado com a divulgação dos produtos: isto garantirá que seu perfil não se torne maçante, com o único intuito de fazer propaganda.

Assim, uma loja de produtos esportivos pode postar curiosidades e dicas sobre a saúde dos corredores de fim de semana, por exemplo. E, ao divulgar um tênis, pode contextualizar suas características com os benefícios que o produto traz à prática da corrida, como um sistema de amortecedor que preserva o joelho do atleta esporádico.

Com esta atenção ao conteúdo das publicações, seu perfil tende a angariar muito mais usuários do que se postasse apenas ofertas de mercadorias.

Garanta que seus produtos sejam mencionados

Com o conteúdo certo, histórias atrativas, frequência nas postagens e outros cuidados para fazer do seu perfil em uma rede social um local atrativo para os usuários, a probabilidade de fazer com que seu produto seja mencionado dentro do contexto de publicações de terceiros é bem maior.

Um bom argumento, juntamente com a divulgação do produto, pode fazer com que ele circule pelas mídias sociais através de compartilhamentos e menções. Portanto, conheça a linguagem dos seus clientes, pesquise os assuntos de seu interesse e dê asas à criatividade na hora de envolver suas mercadorias naquele conteúdo.

Ofereça meios de compartilhamento ao usuário

Uma das formas mais eficientes de utilizar as mídias sociais como ferramenta de divulgação é disponibilizar no seu site os botões de compatilhamento para as diferentes plataformas. Assim, o próprio consumidor pode fazer uso do seu perfil para compartilhar determinado produto. Estes botões são uma boa maneira de facilitar o processo de divulgação e  lembrar o consumidor de que ele pode mostrar aquela mercadoria (e aquele conteúdo interessante) a seus amigos e seguidores.

Deste modo, você obtém uma divulgação voluntária, uma propaganda sem a intenção de ser propaganda, gerando outros efeitos de persuasão nos usuários. Oferecer em seu próprio site estes meios de compartilhamento pode ser meio caminho andado para a promoção daquele item nas mídias sociais.

Invista em anúncios pagos

Uma das opções oferecidas pelas mídias sociais é que elas mesmas promovam seus produtos por você. Assim, é possível comprar anúncios no Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest e vários outros portais de interação de usuários.  Uma vantagem dos anúncios pagos nas redes sociais é que a execução da estratégia de marketing fica por conta dos próprios portais. Além disso, a abrangência destas ações tende a ser muito maior do que a de uma campanha iniciada por um perfil de usuário. Outro benefício destes anúncios é a segmentação: eles podem ser customizados e divulgados para seu público-alvo de maneira bastante específica.

Os tipos de publicidade oferecidos pelas plataformas são vários e podem ir desde o marketing localizado até uma campanha de de grandes proporções.

Promover produtos nas redes sociais, nos dias de hoje, definitivamente é um bom negócio. Em um mundo cada vez mais conectado, a utilização destas mídias é uma das estratégias mais eficientes de divulgação e contato com o público. Antes de investir no projeto, no entanto, vale lembrar que uma boa dose de planejamento e principalmente conhecimento do seu público é requisito indispensável para obter sucesso. Mantenha estas dicas em mente e boa sorte com sua campanha!

 

 

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