Conversões de vendas online no Brasil são a metade das feitas nos Estados Unidos

Por Mercado E-Commerce | 23 de maio de 2014

A conversão de vendas no Brasil é aproximadamente a metade da observada nos Estados Unidos. Este foi o resultado de um estudo da empresa de pagamentos Braspag (da Cielo) e do IBOPE e-commerce. Os dados foram anunciados, por Gastão Mattos, CEO da Braspag e Alexandre Crivellaro, diretor executivo do IBOPE durante a eShow, maior feira de e-commerce, marketing online, hosting & cloud computing, entre outras áreas de negócios digitais.

Os dados levantados se referem ao período de janeiro a março de 2014, e identificou que a taxa de conversão total dos pedidos pagos no Brasil foi de 1,46%, enquanto nos Estados Unidos, o número médio de conversões é de 3,01%, segundo pesquisa da e-Marketer. ”O faturamento do varejo online no ano passado foi de R$ 25 bilhões, e a projeção de crescimento do e-commerce no Brasil para este ano é de 30% (R$ 32,5 bilhões). Se estimarmos um aumento na conversão de vendas de 1,46% para 2%, isso traria uma impacto no mercado nacional maior do que o crescimento de 30% projetado para o ano, o que significaria R$ 9,2 bilhões a mais no faturamento do setor”, explica Gastão Mattos, CEO da Braspag.

O relatório também revelou que 55% dos pedidos foram realizados pelo público masculino e 32% tem entre 25 e 34 anos. Em contrapartida 26% possui mais de 45 anos, 68% são das classes A e B e, do total de pedidos pagos, 90,7% foram realizados com cartão de crédito. Outros meios de pagamento incluem o boleto bancário, que ficou com 8,6% de participação nas transações, e o cartão de débito que fechou com 0,7%.

O estado de São Paulo é de onde partem o maior número de pedidos (35%), enquanto Minas Gerais ficou com o segundo lugar , com 22%.

A Braspag e o IBOPE firmaram uma parceria para continuar a monitorar as conversões do comércio eletrônico brasileiro. As duas empresas agora trabalham em uma plataforma para os lojistas que permitirá verificar o posicionamento do e-commerce em relação ao mercado e ao segmento de atuação, além do perfil dos consumidores e outras informações para estratégias de venda.

A taxa de conversão

É o percentual de visitantes da sua loja virtual que realizam uma ação desejada e indica se o seu negócio tem um bom desempenho de vendas. O cálculo feito se baseia na quantidade de vendas e o número dos visitantes únicos. Exemplo: se você tem 100 mil visitantes durante o mês de abril, e desses, 2 mil compraram algo. Então, a taxa de conversão é: 2.000 / 100.000 = 2%. Se o ticket médio (o quanto em média o usuário gasta na loja) foi de R$ 50,00, a receita bruta do seu e-commerce ficou em R$ 100.000,00. Se quiser se aprofundar no assunto, leia mais no artigo de Renato Marinho para o E-commerce Brasil.

 

Fonte: Revista W

 

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