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E-commerce: 4 dicas para você vender com segurança e agilidade

É preciso se preparar para evitar fraudes, mas sem prejudicar o bom cliente.

Por Mercado E-Commerce | 17 de dezembro de 2012

Ao criar um e-commerce precisamos estar preparados para evitar fraudes, ou seja, saber se quem está utilizando o cartão de crédito é realmente o dono, ou se é um terceiro que se passa por ele. Porém, não podemos focar todos os nossos esforços com o mau cliente e dificultar a compra de todos em seu e-commerce. Devemos nos preocupar em primeiro lugar com o bom cliente.

Veja só algumas dicas para diferenciar sua loja virtual através da venda com agilidade e segurança, focando seus esforços nos bons clientes:

Não crie empecilhos para a concretização da venda
Cada passo a mais no processo de compra significa mais chance de o cliente não finalizar a compra. A verdade é que: quanto maior for a quantidade de campos de cadastro e as etapas para se concluir a venda, menos impulso terá o cliente para finalizar a transação. Lembre-se: a imensa maioria dos clientes é boa e não deve se desgastar com burocracia para a finalização da compra. Torne esse processo simples! Pense na boa experiência do usuário em seu site.

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Motivos que levam o consumidor a comprar online. A facilidade e agilidade são pontos cruciais.

Use uma ferramenta de gestão de risco assertiva
Existem diversos dados sobre os consumidores que podem ser utilizados para avaliação de riscos, como: região de entrega, categoria dos itens comprados, domínio de e-mail, localização de IP, frequência, hábitos de compra, entre outros. Sabemos que trabalhar essa quantidade de dados e transformá-los em níveis de riscos para evitar fraudes não é tarefa fácil. Quanto mais burocrático e demorado for separar o bom, do mau cliente, mais demorado será também o seu processo de vendas e mais cancelamentos de compra poderão surgir. Se você é pequeno, compartilhe sua base de dados com bons fornecedores, para que essa gestão de risco seja o mais assertiva possível.

Monitore seus cancelamentos
Tão importante quanto monitorar o índice de fraudes, é monitorar os cancelamentos e as reprovações. Uma reprovação de um bom cliente não é somente a perda de uma venda, é a perda de um (ou muitos) clientes. Fique atento: se o seu nível de cancelamento está alto, troque de fornecedor!

Entregue conforme o prometido
A agilidade da entrega é o segundo maior item de importância para os consumidores. Sua obrigação é entregar rápido, ainda que em momentos de altos volumes de vendas. Não deixe que a burocracia com segurança, torne sua entrega lenta! E se prometeu entregar em 3, 5 ou 7 dias úteis: você será cobrado por isso. Seja o mais transparente possível com seus consumidores e evite perder a confiança deles.
É sempre importante lembrar do cliente que está do outro lado apostando na sua loja virtual e quer somente receber um bom atendimento e produto comprado conforme o prazo estipulado. Tenho o foco nos bons clientes: isso é fundamental para o sucesso do seu e-commerce!

 

Fonte: E-commerce Brasil

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