natal-ecommerce-2

E-commerce no Natal: o guia das Lojas Virtuais

Por Mercado E-Commerce | 30 de novembro de 2014

ASSISTA A PALESTRA ONLINE SOBRE ESTE POST:

Olá amigos do Mercado E-commerce. Estamos de volta neste momento pós black Friday para falarmos do período mais importante para as lojas virtuais: o Natal. Chegou a hora de preparar sua Loja Virtual para receber os clientes e converter muitas vendas.

Mas, vamos lá… já começo com uma polêmica: não existe desconto no Natal. Você vai mesmo querer queimar os preços no período de maior venda? Então, se você não deu descontos no Black Friday, deixe para o período pós festas de janeiro. Que inclusive será o tema de um dos nossos próximos post. Você pode até dar descontos, mas, tome cuidado para não comprometer a sua margem de lucro. A grande vantagem dos descontos é que você reduz a possibilidade do cliente ir comparar preços em outras lojas. Mas, isso é apenas uma percepção do mercado. Não temos dados científicos que prove isso. Só lembre de não cair nessa “ciranda de preços” e comprometer o seu negócio.

Mas, se o foco não são os descontos, quais as melhores táticas para poder alavancar as vendas em dezembro? É sobre isso que vou falar. E para organizar nosso conteúdo, eu separei esse post de Natal em três partes:
– Layout e usabilidade.
– Logística e estoque.
– Marketing

1 – Layout

Chegou a hora de decorar sua loja de Natal. Mas, por favor, não exagere na decoração. Já vi algumas lojas decorarem freneticamente a Loja Virtual com temas natalinos. E não é assim que as coisas funcionam. Decorar a loja demais, não vai te trazer mais vendas. O objetivo aqui é apenas lembrar o cliente de que está na hora de se preocupar com os presentes de Natal. Apenas isso.
americanas-natal

Eu já falei aqui sobre essa tática, mas, vale considerar ela adaptada para o Natal: o uso do botão de gatilho mental. É um botão que você coloca em destaque entre o cabeçalho da loja e o banner principal. Ou até mesmo abaixo do banner principal, mostrando algum tipo de benefício ou diferencial de sua loja. Para este post eu pensei em alguns temas que poderiam conter nesse botão:
– Ofertas de Natal mais compradas.
– Ofertas Premium de Natal.
– Kits para a família toda.

As pessoas adoram esses atalhos nas lojas virtuais. Vale a pena se diferenciar e chamar a atenção com esse tipo de ação.

botao-natal-mais-vendidos

Outro recurso que também gosto muito, são os “carrosséis temáticos”. Ou seja, um carrossel com ofertas exclusivas para o Natal. Mais uma vez… lembrando: se for fazer oferta de preço, faça de verdade. Não me venha com essa história de criar descontos fictícios. Consumidor não cai mais nessas armadilhas.

Uma boa tática é você colocar os produtos mais procurados ou comprados nesse carrossel. Você pode posicionar o carrossel abaixo do banner principal (melhor) ou no rodapé (pior).
carrossel-natal

Agora uma dita muito importante: o selo e o banner de entrega garantida. Se você possui capacidade de garantir a entrega até o dia 23 ou 24, é muito importante o uso desse selo. Ele gera credibilidade para a sua loja e melhora a conversão da venda. Mas, se você pisar na bola, a coisa vai ficar feia. Por isso, não vacile na entrega. Passamos alguns anos com problemas de greve nos Correios. Porém, ano passado e este ano, a situação se normalizou.

botao-entrega-garantida

 

botao-entrega-garantida-2

Ainda falando sobre gatilhos mentais, vale lembrar que o consumidor está sempre em busca de algo mais na hora da compra. Parcelamento sem juros, um desconto no boleto, um frete gratuito nas compras acima de algum valor, e por ai vai. Você pode até oferecer esses benefícios, mas se eles não tiverem aparentes na página inicial, é como se você não tivesse. Por isso, separe um espaço em seu layout para mostrar que você possui esses benefícios.

 

diferenciais-ecommerce-natal

 

 

_________________________________________________________________________

2 – Logística para o Natal

Organizar o estoque e preparar o “Picking and packing” são ações importantíssimas para a garantia de entrega dos produtos no Natal. O mais importante é não frustrar o cliente neste período. Por isso fique atento ao seu estoque a entrega dos pedidos.
logistica-ecommerce-natal

:: Compre embalagens, caixas, fitas suficientes para atender a sua demanda.

:: Determine horários para a separação e expedição dos produtos. De preferencia, tente despachar o maior número de produtos em um só dia.

:: Tenha atenção redobrada na separação. Imagine a situação: dia 21 você recebe um pedido e envia o produto errado para o cliente. Ele está bem longe e será quase impossível entregar o produto antes do Natal. É desesperador. Por isso, tome cuidado.

—————————————————————————————————————-

GERENCIAMENTO DE CRISE NA LOGÍSTICA DE NATAL

E se der problema na entrega? O que fazer? O produto foi errado, a árvore de Natal que você vendeu foi faltando peças, o produto foi quebrado… O que fazer nessas situações?
crise-logistica-natal

Não se desespere. Existem muitas alternativas para quem está passando por uma crise na véspera de Natal. A primeira atitude é tranquilizar o seu cliente. Mostre para ele que você está empenhado em resolver o problema e vai usar todas as formas possíveis para poder entregar o pedido a tempo.

Depois disso, você precisa analisar o seguinte:

– Você possui estoque residual para essa nova entrega?
Isso mesmo. Você deixou um estoque mínimo de reserva caso algum produto desse problema? Se não, você vai ter que pegar no seu fornecedor o mais rápido possível e enviar o produto ao seu cliente. E se o seu fornecedor não tiver mais do produto? Você vai ter que comprar do concorrente e mandar entregar. É… melhor tomar esse prejuízo agora do que arcar com despesas judiciais e má reputação na internet porque você vacilou com o pedido do cliente.

– Os Correios ou a sua transportadora conseguem entregar um novo produto a tempo? Caso negativo, muita calma nessa hora. Existem alternativas viáveis para entregar o seu produto a tempo. Se a entrega for em outros estados, você terá que enviar Via Aérea pela Gol, Tam, Azul ou alguma outra empresa de cargas aéreas. Não estou bem certo se essas companhias entregam o produto na casa do cliente ou se eles são retirados nos aeroportos. Caso não entreguem, você vai contratar uma empresa de moto-transporte para pegar o produto no aeroporto e entregar para o seu cliente.

Se a entrega for dentro do seu estado e em cidades próximas, você poderá contratar o serviço de transporte de uma companhia de viação rodoviária. Isso, um buzão de passageiros. E claro, amarrar a entrega com o motoboy também.

Se a entrega for pelos Correios, você pode contratar o serviço de Logística Reversa. Ela funciona de duas formas:

:: Cliente retira o produto nos Correios:
O cliente envia o produto com problema e você envia o produto correto. Ele vai até uma agência dos Correios e retira o novo produto.
Bate-volta: no momento da coleta do produto com problema, o carteiro entrega já o produto novo.

:: Cliente recebe o produto em casa:
Cliente envia o produto com problema e recebe o novo em casa.
Bate-volta: no momento da coleta do produto com problema, o carteiro entrega já o produto novo.

————————————————————————————————————————

E A NOTA FISCAL?

nota-fiscal-presente-ecommerce
Imagine que o seu cliente está comprando um presente para alguém e claro, fica chato o presenteado receber o produto com a nota fiscal de venda. O valor do produto fica exposto. Não é verdade? Existe alguma alternativa para enviar o produto sem a nota fiscal de venda? Sim! Existe uma solução. Você irá a nota fiscal de venda e enviar para o comprador. Já a mercadoria, deverá ser acompanhada por uma nota fiscal com a natureza de “Simples Remessa”. Essa situação, quando por interesse do cliente, a nota fiscal poderá ser emitida sem o destaque de valor e dos impostos. Presta bastante atenção: cada estado possui a sua própria legislação sobre essa questão. A lei abaixo refere-se à legislação vigente no estado de Minas Gerais. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, consulte primeiramente o seu contador. É ele quem vai te orientar melhor sobre essa situação. OK?
“Art. 193 – Na entrega de brinde ou presente em endereço de pessoa diversa do comprador e no caso de haver interesse por parte deste em que o recebedor desconheça o preço pago pela mercadoria, o estabelecimento vendedor adotará o seguinte procedimento:
I – no ato da venda, emitirá nota fiscal em nome do comprador, contendo os requisitos exigidos e a observação: “Mercadoria a ser entregue a …, na Rua …, nº…, pela nota fiscal nº …., desta data”;
II – para a entrega da mercadoria à pessoa indicada pelo comprador, emitirá nota fiscal, sem consignar o valor da mercadoria e o destaque do imposto, que conterá, além das indicações exigidas, o seguinte:
a – número e data da nota fiscal referida no inciso anterior;
b – como natureza da operação: “Simples remessa”;
c – nome e endereço da pessoa a quem vai ser entregue a mercadoria;
d – como data da emissão, a mesma da nota fiscal emitida no ato da venda;

e – a observação: “O valor da mercadoria consta da nota fiscal nº …, série …, de …/…/…, pela qual foi debitado o ICMS”.

§ 1º – As vias das notas fiscais terão a seguinte destinação:

I – a 1ª via da nota fiscal emitida na forma do inciso I do caput deste artigo será entregue ao comprador;

II – a 3ª via da nota fiscal emitida na forma do inciso I do caput deste artigo, juntamente com as 1ª e 3ª vias da nota fiscal emitida na forma do inciso II do caput deste artigo, acompanhará a mercadoria no seu transporte, devendo estas últimas serem entregues ao destinatário e a primeira, após a entrega, ser arquivada pelo estabelecimento vendedor;

III – as demais vias terão a destinação normal prevista neste Regulamento.

§ 2º – A nota fiscal referida no inciso II do caput deste artigo não será escriturada no livro Registro de Saídas.”

Fonte: CEFAZ-MG: http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legislacao_tributaria/ricms_2002_seco/anexoix2002_6.htm”

———————————————————————————————————————-

3 – ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Pronto, agora falamos falar sobre as estratégias para aumentar a conversão da sua loja virtual durante o Natal.

natal-ecommerce-marketing

Primeiramente, vamos entender a régua de dezembro:
ecommerce-vendas-natal

ZONA DE ANTECIPAÇÃO
Período entre o dia 1 e 10 de dezembro, onde o mote das campanhas pode ser a antecipação das compras de Natal. Tudo bem que tratando-se de e-commerce, sempre é adiantado, mas, você pode explorar isso em suas campanhas.

ZONA DE COMPRAS
Aqui as campanhas devem ser direcionadas a compra em geral. É neste período que as vendas aumentam bastante. Esteja preparado para atender a demanda.

dopoxetine without prescription GARANTIA
Ou não garantia. Sua loja virtual vai conseguir atender pedidos após o dia 20 de dezembro? Caso afirmativo, explore isso na comunicação, e como dito anteriormente, dentro do seu layout.

——————————————————————————————————————–

:: PÁGINA DE CUPOM DE DESCONTOS

Não se engane! A primeira coisa que o seu cliente vai buscar no Google é: “cupom de desconto para a loja…”. Já que ele faz isso, porque não criar uma página em seu site que gere cupons de desconto automáticos? Nem que seja 5% de desconto! Funciona! Para isso, prepare uma landing page em sua loja loja virtual com antecedência. Isso mesmo. Quanto mais rápido você fizer isso, melhor será a indexação dessa página no Google. Se você não conhece técnicas de SEO (otimização de mecanismos de busca), peça ajuda a um profissional.
cupom-desconto-ecommerce-ponto

Uma outra tática é a afiliação aos sites de cupons e descontos. Existem vários no mercado. Pegue referência sobre os melhores e cadastre seus cupons por lá. É necessário firmar um contrato com esses sites. Geralmente eles ficam com uma parte nas vendas. Por isso é importante você checar isso antes de sair fechando contrato.
site-cupom-desconto

Eu particularmente gosto muito da estratégia do Méliuz. O Méliuz é um site que devolve parte do dinheiro ao cliente. Eles chamam isso de “cashback”. É interessante, porque esse método chama a atenção dos consumidores. Imagina você concentrar suas compras nas lojas filiadas e depois receber parte dos gastos em sua conta corrente? É bem atraente. Por isso, converse com os caras do Méliuz. Quem sabe você não se torna um filiado?
cupom-meliuz
————————————————————————————————————

:: KITS PARA FAMÍLIA INTEIRA

Não tem coisa mais chata do que você ter que pensar qual presente comparar para cada pessoa da sua família ou convívio social. A não ser que você realmente goste disso. E claro… uma das coisas que temos que pensar na hora de atender ao cliente é solucionar a vida deles. E porque não criar kits de presentes? Imagine, o cliente precisa que comprar presente para pessoas diferentes, porém, com perfis parecidos. Um livro por exemplo. Ofereça a ele kits prontos para a família ou amigos. E mais… quando puder, ofereça frete grátis na compra acima de um determinado valor ou acima de tantas unidades.
oferta-frete-gratis

 

————————————————————————————————————————

 

:: EMBALAGEM PARA PRESENTE

É bom estar preparado para isso. Sua plataforma de e-commerce possui a opção de embalagem de presentes na parte do checkout? Muitos clientes gostam que seus presentes já sejam entregues com as embalagens de presente. Mas, tome cuidado. Se a sua embalagem for um saco com fita, não saia embalando o produto todo bonitinho e enviando para o cliente. Envie o kit de embalagem dentro do pedido e deixe que o cliente faça esse serviço. Qual o motivo? Como o cliente vai conferir o pedido no ato da entrega se ele estiver dentro de um saco com fita? Além do mais, a embalagem pode danificar no transporte, ficando toda amarrotada.

Outra dica bacana é você enviar um cartão de natal junto ao presente. É outra coisa chata para se resolver. Cliente compra online, mas tem que sair de casa para encontrar um cartão de Natal para presentear. Não! Resolva isso para o seu cliente. Mande fazer na gráfica um cartãozinho de natal com a marca da sua loja. Além do cliente ficar satisfeito, você ainda vai divulgar sua loja para o presenteado. Não é verdade?

embalagem-presente-ecommerce-natal

 

———————————————————————————————————————–

:: FRETE GRÁTIS

logistica-natal-ecommerce-01

Essa é a tática mais batida do e-commerce. Eu concordo. Porém, sabemos que Frete Grátis não existe. E que alguém sempre está pagando por isso. Porém, essa tática funciona. Se você tiver uma boa margem de venda nos produtos, e tiver um custo de frete barato, pense em absorver esse custo e dar o frete de graça para o seu cliente. Certamente isso fará diferença em suas vendas. Cliente adora Frete Grátis.
Mas, é muito importante que você explore bem essa tática. Por isso distribua essa informação em todas as partes da sua loja virtual. Na página principal através de banner ou mini banner. Na página do produto ao lado do botão comprar. Nas peças de e-mail marketing e por ai vai.
frete-gratis-natal-home
frete-gratis-natal-produto

 

—————————————————————————————————————

:: REDES SOCIAIS

Vamos ser francos: não é legal ser um camelô na timeline do cliente. Por mais que você queira vender todo o estoque, redes sociais não é propriamente o local para você fazer jabá demais. Isso porque redes sociais não é o local escolhido pelas pessoas para fazer compras. Sendo assim, você precisa ser mais assertivo em suas publicações. O que eu quero dizer com isso… você precisa segmentar muito bem os seus posts e seus anúncios.

Quando falamos de redes sociais, geralmente pensamos logo em Facebook. Mas, nem só de Facebook vive o mercado de redes sociais. Não podemos abrir mão do Twitter, Instagram ou Pinterest. Vale a pena ter uma tática para cada uma dessas redes.

Mas… vamos começar pelo Facebook:

FACEBOOK

facebook-marketing

Falar de posts e como eles devem ser feitos é trivial demais. Então, vamos para algumas táticas mais bacanas e que poucas empresas realizam:

>> Cupom de desconto
Existe dentro do Facebook Ads (plataforma de anúncios do Facebook), uma modalidade que se chama “Fazer as pessoas obterem sua oferta”. É um anúncio que distribui cupons de descontos para o público que você vai segmentar. Opa… é esta a palavra chave: segmentação. Imagine que você é uma livraria online e acabou de criar um cupom de desconto para o novo livro de George R.R. Martin da série Crônicas de Gelo e Fogo. E você segmente este cupom de desconto somente para pessoas que são fãs do autor, dos livros e da série de TV Game of Thrones. Não tenha dúvida que será uma grande oferta. O mais bacana no Facebook é você ter esse poder de segmentação nas mãos. Então, aproveite enquanto ainda funciona. Nunca sabemos o que o Facebook está aprontando por ai.

Para criar um anúncio de cupom de desconto, você deve acessar Facebook > Gerenciamento de anúncios > Criar anúncios > Fazer as pessoas obterem sua oferta.
facebook-ads
facebook-ads-2

Pensa comigo: o que é mais fácil? Você conquistar novos clientes ou tentar manter os atuais? É claro que é manter os clientes atuais. Se você é um e-commerce respeitado e possui boas ofertas para seus atuais clientes, é possível criar dentro do Facebook anúncios exclusivamente direcionados para esse público que já compra de você. E como fazer isso?

— Primeiro passo: exportar a sua lista de clientes dentro da sua plataforma de e-commerce.
importar-clientes

— Depois crie um público dentro do Facebook com essa lista de clientes. É claro que você vai ter que tratar a lista que baixou da sua plataforma, deixando lá dentro somente o e-mail dos clientes. Além disso, essa lista deverá ser salva nos formatos .CSV ou .TXT. Bom, depois disso, você deverá subir a sua lista para dentro do Facebook, em Facebook > Gerenciamento de anúncios > Públicos > Criar público > Público personalizado > Lista de clientes > carregar um arquivo. Pronto, suba sua lista e aguarde algumas horas para que ela seja aprovada e disponibilizada. Depois é só criar um anúncio de produto ou serviço, e na hora de segmentar, utilizar o público que você criou. Pronto, você terá um anúncio segmentado para seus próprios clientes.
facebook-ads-publico

 

———————————————————————————————————–

TWITTER

O Twitter não morreu e está cada vez mais interessante. E por lá, as pessoas adoram ofertas e promoções. Por isso, uma dica é você criar suas promoções e fazer o uso das hashtags promocionais, como #promocao #oferta #desconto #ofertasdenatal, entre outras. Você vai se surpreender com os acessos vindos do Twitter. Agora, só utilize essa tática se você realmente tiver um preço bacana. Caso contrário, você vai se queimar por lá.
lioresal without prescription hashtag-twitter-natal

 

——————————————————————————————————————–

INSTAGRAM

É uma pena que apenas as empresas de moda se preocupam em ter um perfil ativo no Instagram. A verdade é que no Instagram o perfil empresarial deve ter uma linha diferente em relação ao Facebook. E que tipo de linha? Algo mais decolado e cativante. Geralmente o perfil dos seguidores no Instagram é mais jovem. A dica é você mostrar que sua empresa é incrivelmente bacana.
ecommerce-lavetrina

Investigando pela internet, achei um post da Mariana Reis, citando a Melissa como referencia no Instagram. Achei bem interessante o post abaixo. Além de trabalhar seus produtos na decoração natalina, a Melissa ainda convida as seguidoras a comentar o post. Veja que interessante
melissa-instagram

Uma outra dica é mostrar com naturalidade como é o funcionamento da sua empresa. Tire fotos do pessoal organizando o estoque de Natal e preparando para a grande festa. Esse tipo de ação aumenta a confiança dos fãs em seu empenho em entregar os produtos antes do Natal. Abaixo, veja o pessoal do Jovem Nerd trabalhando até tarde para dar conta dos pedidos da Nerd Store, a loja virtual do Jovem Nerd, um blog sobre o mundo nerd.
nerdstore-pedidos-natal

Bom… acho que é isso. Não vou falar sobre e-mail marketing. Já falamos demais sobre essa mídia e bom… é importante fazer sim, mas com moderação. Além do mais, se quer uma boa dica de e-mail marketing, essa dica é trabalhar principalmente no período de antecipação antes do Natal, com bons preços nos produtos e ofertas exclusivas.

Lembre-se: o cliente não quer comprar em uma empresa que fica empurrando o produto. Eles querem comprar de quem é parceiro, quem entende o que eles realmente precisam. Seja natural, mostre quem você é e atenda bem o seu cliente. Nada de falsas promoções ou descontos irrisórios. Simplesmente, seja você. Boa sorte e ótimas vendas!

Haaa… me esqueci.
Vamos ter um webinar para comentar sobre este post. Será no dia 4 de dezembro. Cadastre-se no formulário lá em cima e não deixe de participar. Se você está lendo o post após essa data, provavelmente no lugar do formulário estará o vídeo. Se quiser comentar ou trocar alguma ideia, pode contar com a gente, enviando email para breno [at] mercadoecommerce [dot] com [dot] br

acquire nolvadex
brenooo Breno Koscky
é redator chefe do portal Mercado E-commerce. É pós-graduado em Marketing Digital e consultor em comércio eletrônico.

 

 

banner-cursos

Comentários

Comentários

Tags:

Categorias: Blog, Blog, E-commerce

Leia Também

Google bate Apple e ocupa posto de marca mais valiosa do mundo
Netshoes dá primeiro passo fora da web com camisas da Copa
Aumente o faturamento da sua empresa abrindo uma Loja Virtual
Guia do iniciante: O que é m-commerce?