mercado-ecommerce-escolha-melhor-plataforma-ecommerce

Escolha da Melhor Plataforma de E-commerce

Avalie as possibilidades e escolha a melhor opção para o seu negócio.

Por Mercado E-Commerce | 29 de setembro de 2011

Muitas dúvidas podem surgir na hora de escolher uma plataforma de e-commerce para sua loja virtual. Algumas empresas optam pela mais barata ou mais simples e acabam tendo problemas quando se deparam com algumas limitações e precisam trocar de ferramenta. Para correr o risco você precisar ficar atento a algumas questões e avaliar bem todas as possibilidades.

Cada plataforma de e-commerce possui suas próprias vantagens e desvantagens, podendo servir muito bem para um tipo de negócio e não funcionar para outro. Por isso é necessário pesquisar antes e levantar as características de cada uma e analisar a viabilidade para sua loja. Antes de pensar que terá muito trabalho pela frente, lembre-se de que é melhor gastar alguns minutos pesquisando antes que muito tempo e dinheiro para mudar de plataforma depois.

A primeira coisa que deve ser feita para montar uma loja virtual é pesquisar as plataformas disponíveis e testar as que permitem um “test-drive”. Explore todos os recursos e faça comparações entre as funcionalidades de cada plataforma. Compare questões como navegabilidade do cliente, organização na exposição dos produtos, sistemas de pagamento, e avalie se essas funcionalidades são coerentes com o ramo do seu negócio e com o que você pretende oferecer para o seu público alvo.

Outra dica é explorar as plataformas de código aberto, Open Source, e os modelos gratuitos que podem ser trabalhados em estruturas mais simples, como na plataforma de blog WordPress, por exemplo. Leve em consideração também as formas de pagamento oferecidas ao seu cliente. Se for utilizar alguma ferramenta de gestão de pagamentos, como o Moip, a instalação é bem mais simples e quase todos as plataformas já estão preparadas para utilizar essa modalidade. Mas se o pagamento for via cartão de crédito utilizando contratos pré-existentes, você precisará contratar um serviço de gateway que fará a comunicação da sua plataforma com a operadora de cartão de crédito. Esse processo é um pouco mais complicado e demanda mais planejamento.

O gráfico abaixo, da aheadWorks, mostra a porcentagem de uso das principais plataformas de e-commerce do mundo. O Magento é o mais utilizado.

mercado-ecommerce-escolha-melhor-plataforma-ecommerce

Entre as plataformas de e-commerce mais populares utilizadas atualmente estão a OpenCart, Oscommerce, PrestaShop e a Magento, considerada campeã de todas elas e utilizada por milhares de comerciantes em todo o mundo.

Comentários

Comentários

Tags:

Categorias: Blog, Blog, E-commerce, Blog, Plataformas de E-Commerce

Leia Também

Como fazer uma logo campeã para sua loja virtual
Consumidor acima dos 50 é o segundo público que mais compra pela internet
6 novidades que o Google pode anunciar nesta quarta-feira
Receita estuda acabar com isenção para compra online no exterior