Facebook vai punir postagens do tipo ‘curta ou compartilhe’

Por Mercado E-Commerce | 11 de abril de 2014

Aquele modelo de postagem malandra, que incentiva a interação solicitando curtidas, compartilhamentos ou comentários, está com os dias contados no Facebook. Uma atualização do algoritmo da rede social vai penalizar páginas que façam publicações desse gênero, já que isso seria uma forma de burlar as regras da rede, levando um determinado conteúdo a ter uma maior distribuição, se comparado com aqueles que não convidam à interagir dessa forma.

like-baiting-screenshot

Segundo o comunicado do Facebook, “com o tempo, postagens como essa levam a uma experiência menos agradável no Facebook”, já que esse conteúdo, tido pelos usuários como 15% menos relevante do que outras postagens com o mesmo número de interações, acaba sendo mostrado mais vezes no feed de notícias.

Essa medida é quase uma continuação de uma modificação feita em dezembro, que penalizava postagens que utilizavam imagens de baixa qualidade, geralmente associadas a conteúdo memético. A principal intenção, segundo a rede social, é evitar a disseminação de spam, mas o Facebook destaca que o algoritmo irá respeitar as páginas que “genuinamente estiverem encorajando uma discussão entre os seus fãs”, e penalizará apenas os modelos considerados ‘caça curtidas’. Ou seja, provocações e enquetes serão respeitadas, mas posts do tipo ‘curta ou compartilhe’ serão aos poucos removidos da rede.

Fonte: Brainstorm #9

Comentários

Comentários

Tags:

Categorias: Notícias

Leia Também

Use o abandono de carrinho para vender mais
Investimento inicial para abrir um e-commerce é de até R$ 1 mil
Adidas promete lançar um app que estampa tênis com fotos de celular
Plataforma de e-commerce: o que considerar na escolha da melhor plataforma para sua loja virtual?