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Google Analytics: descubra qual é a importância da ferramenta para sua gestão de Marketing Digital

Com os dados coletados através do Google Analytics, é possível mensurar resultados e avaliar a eficácia de uma campanha.

Por Mercado E-Commerce | 20 de maio de 2014

Tão importante quanto direcionar esforços e investimentos para estratégias de marketing digital é mensurá-las. Isso porque é possível otimizar as ações e redirecionar investimentos para a obtenção de melhores resultados apenas através da análise do que já foi realizado e do respectivo retorno em cada uma das ações. Diante deste quadro, faz-se necessário definir não apenas a estratégia e quanto será investido nela, mas também metas e KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de desempenho).

Contudo, realizar estas verificações de forma manual nem sempre é possível, principalmente quando os dados são processados em grande volume. Para isto, cada vez mais ferramentas tecnológicas são disponibilizadas e comercializadas no mercado para trazer informações mais assertivas, ampliando a possibilidade de conversão. Dentre as opções, destaca-se o Google Analytics. Vamos conhecer mais a respeito do recurso?

O que é o Google Analytics

O Google Analytics é um serviço gratuito da Google desenvolvido para a avaliação do Retorno Sobre o Investimento (ROI) das campanhas de marketing digital vinculadas ao seu site, e-commerce, landing pages, aplicativos em flash, blog, redes sociais, dentre outros.

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A importância da ferramenta para a gestão do marketing digital em sua empresa

Bastante intuitiva e de fácil configuração (desde que você esteja atento às especificações que constam no tutorial), o Analytics auxilia na avaliação sobre o que precisa ser melhorado nas campanhas digitais desenvolvidas e a tomar decisões de investimento mais certeiras, reduzindo, assim, os custos com marketing, aquisição, atendimento e relacionamento com os clientes.

Como realizar melhores análises em prol da eficiência e melhoria dos resultados

O primeiro passo para realizar análises de forma mais eficiente é saber o que precisa ser analisado. Contudo, não há uma fórmula exata para isso. Cada empresa possui objetivos específicos em suas ações. Para melhor avaliar o retorno de cada um dos investimentos realizados, é preciso compreender quais são os itens imprescindíveis para o sucesso nos resultados. Assim, você saberá quais dados acompanhar através da ferramenta.


Google Analytics In Real Life – Online Checkout – “Comprar online tem que ser fácil. Descubra onde seus clientes estão indo embora.”

Como começar a avaliar agora mesmo

Apesar das especificidades de cada objetivo estratégico, alguns relatórios de performance são fundamentais para qualquer negócio. Veja quais são a seguir e comece a avaliar agora mesmo!

Quantidade de acessos

Verificar a quantidade de acessos recebidos é fundamental para avaliar se os seus investimentos têm sido corretos. Isto porque, com este relatório, é possível avaliar não apenas o total de visitas recebidas, mas também a quantidade de visitantes únicos, que não considera acessos recorrentes derivados de um mesmo endereço de IP. A análise é simples: para confirmar o aumento da quantidade de pessoas interessadas em seu negócio, é preciso manter uma constante de crescimento neste gráfico. Compare períodos e não se esqueça de sinalizar todo início e término de campanha desenvolvida para que seja possível avaliar o impacto que elas geraram em relação aos acessos.


Google Analytics In Real Life – Landing Page Optimization – “Comprar online tem que ser fácil. Descubra onde seus clientes estão sendo desviados.”

Fonte de tráfego do site

Ao acompanhar as fontes de tráfego, é possível avaliar quais dos investimentos mais geram retorno. Isso porque, com esta análise, você verifica quais tipos de ações mais geraram tráfego para o site, que podem vir de forma orgânica ou pagas de diversos serviços, como redes sociais, táticas de SEO, anúncios, parcerias, dentre outros. Desta forma, você aumenta os investimentos nos canais que mais trazem resultados e otimiza ou anula as campanhas que não são viáveis ou eficazes.


Google Analytics In Real Life – Site Search – “Comprar online tem que ser fácil. Descubra o que seus clientes estão procurando.”

Relatórios de conteúdo

Ao analisar os relatórios de conteúdo, é possível ter uma ideia sobre os produtos ou serviços mais procurados, o que indica em que investir. Eles também são eficientes para identificar o comportamento do seu consumidor em seu site e quais os conteúdos mais lidos, auxiliando na otimização das estratégias para que sejam cada vez mais relevantes para o público que pretende atrair e, assim, ampliar os resultados.

 

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