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Inove no e-commerce: ofereça novas experiência para seus clientes

A inovação pode atrair clientes e aumentar consideravelmente as vendas.

Por Mercado E-Commerce | 10 de outubro de 2012

Inovações que exploram as novas tecnologias  melhoram a experiência do usuário com sua loja virtual, ampliam o relacionamento com seus clientes e podem ser muito úteis para aumentar suas vendas.

Vamos a algumas dicas:

1) Convide seus clientes para participarem
As pessoas adoram dar sua opinião, sabendo disso, que tal dar a oportunidade para que seus clientes possam participar de seu e-commerce? Eles podem participar, escrevendo suas opiniões sobre os produtos adquiridos, fazendo perguntas para outros clientes e até mesmo enviando fotos dos produtos que comprou em sua loja online. Outra dica bacana é utilizar a opinião dos clientes, principalmente, para criar referências de medidas, tais como: tamanho de roupas, informações sobre o conforto de calçados e aplicação de artigos de decoração. Utilizar sua comunidade de clientes para contribuir com seu e-commerce é uma maneira muio bacana para ajudar seus clientes e mostrar os produtos de sua loja em uso.

2) Compra social
Uma pesquisa realizada pela BazaarVoice mostrou que opiniões sobre produtos publicadas nos sites de lojas virtuais e depois compartilhadas no Facebook, possuem 5% melhor classificação do que as não compartilhadas (4,5% x 4,3%). A importância da recomendação de produtos para amigos no Facebook se percebe através da pesquisa da Social Labs, que revela que 25% das pessoas que compram ao menos uma vez por trimestre e acessam suas contas no Facebook pelo menos uma vez por mês – afirmam ter comprado algum produto devido a recomendação de amigos nas redes sociais.

Por isso, ter um e-commerce integrado a uma rede social, como o Facebook permite envolver ainda mais os clientes com a compra. Isso acontece porque compra é e sempre foi social. Permitir que os clientes possam conversar com um amigo no momento da compra, saber o que os amigos estão comprando e receber indicações de amigos, é uma forma incrível de tornar a compra social como sempre foi e uma ótima forma de engajar os seus clientes com sua loja online e assim, aumentar suas vendas. Muitos lojistas têm dificuldades para descobrir como usar o Facebook, mas o caminho é justamente aproveitar o potencial da rede social para envolver os seus clientes e seus amigos com a compra online.

3) Chame seus clientes para a ação!
Se você está precisando de uma estratégia para incentivar seus cliente a se envolverem com a sua marca, uma dica bacana é chamá-los para a ação. Que tal convidar seus clientes a tirarem fotos de momentos especiais que envolvam algum produto ou marca? Isso pode gerar resultados bastante positivos e fazer também com que os amigos de seus clientes participem da campanha. Assim, os clientes passam a sentirem-se parte da marca e ainda levam outros a interagirem e conhecerem a sua loja. Uma boa plataforma para explorar participação dos clientes com fotografia é o Instagram.

4) Provadores virtuais
A tecnologia dos provadores virtuais trazem o consumidor para dentro da loja virtual. Marcas como a Chilli Beans, por exemplo, utilizam a tecnologia de realidade aumentada para permitir que seus clientes possam experimentar um óculos online! Tecnologias como essas, resolvem um problema real e ajudam os clientes na decisão do melhor produto para comprar.

Viu só? Para inovar não é preciso investimentos altíssimos! Você como pequeno varejista, por exemplo, pode explorar algumas dessas ideias para ficar cada vez próximo de seus clientes. O segredo é pensar primeiramente no seu público e como ele se comporta no ambiente online.

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