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Não Venda Produtos, Venda Sonhos!

Mostre ao seu cliente o que ele realmente quer ver.

Por Mercado E-Commerce | 31 de julho de 2011

Ultimamente venho perguntando incansavelmente para vários web-lojistas:
Como o seu produto é apresentado ao seu cliente?

Tenho visto muitos exemplos de sites que pecam ao expor o produto na loja. Principalmente quando se trata das fotos usadas para mostrar os produtos. Vamos pensar como consumidores: sua namorada viu aquele esmalte na novela e agora quer comprá-lo a qualquer custo. Só que ela não tem tempo para ir até a loja de cosméticos mais próxima e acaba optando pela internet.

Após uma rápida pesquisa ela acaba encontrando duas opções disponíveis. A Loja A e a Loja B. A princípio as duas lojas possuem os mesmos produtos com preços bem parecidos. Apesar dessas semelhanças, sua namorada acaba comprando o esmalte na Loja B. Agora, vamos analisar as diferenças entre as páginas dos produtos das duas lojas:

Página do Produto – Loja A

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Página do Produto – Loja B

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Não é difícil entender porque a Loja B foi escolhida. Enquanto a Loja A mostra apenas a embalagem do produto, com direito a um Zoom (quem vai querer ver o zoom de uma embalagem de esmalte?), a Loja B transporta o cliente para um outro ambiente, cheio de novas experiências e interações. É exatamente isso que estou querendo dizer! Pra que mostrar fotos de embalagens e caixinhas enquanto você pode levar seus clientes a experimentarem virtualmente os seus produtos? No exemplo acima, a Loja B, além de recriar o ambiente de um salão de beleza, deixa o cliente trocar as cores dos esmaltes e até mudar a cor da pele, simulando virtualmente a aplicação do produto em sua mão. Outra ferramenta interessante é que a loja permite que o cliente opine sobre o produto, dizendo o que acha e como pretende usar. Esse recurso permite criar um banco de informações que poderá ser transformado em sugestões para os novos clientes.

Esta é a diferença entre quem vende produtos e quem vende sonhos. Tente se projetar para dentro da cabeça de seus clientes e descubra aquilo que ele realmente quer. Transforme seus produtos em sonhos de consumo. Abandone a idéia de que ele só está procurando uma caixa com um produto dentro, quando na verdade ele está em busca de um solução.

Sendo assim, se você vende passagens para Paris, não coloque a foto de um avião 747 para ilustrar seu serviço, e sim a foto noturna de uma Paris romântica. Se você vende umidificador de ar, não se contenha apenas em colocar a foto do produto exalando vapores de água, coloque também a foto de um adulto ou uma criança em um quarto bonito e arejado, dormindo tranquilamente sob o efeito de um ambiente bem umidificado. Por que não?

 

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