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Novo modelo de numeração pode impulsionar venda de roupas pela internet

Padrões de tamanho podem facilitar o comércio virtual de moda.

Por Mercado E-Commerce | 27 de dezembro de 2011

Comprar uma roupa com a numeração P, M e G pode virar coisa do passado. A partir de 2012, as indústrias brasileiras de vestuário poderão adotar novo método para numerar roupas masculinas. Elaborado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o novo método define a classificação das peças de acordo com a numeração do corpo humano e das categorias atlético, normal ou especial.

Apesar de comerciantes não serem obrigados a aderir, acredita-se que a nova numeração vai ajudar a indústria a produzir roupas em vários tamanhos e ao consumidor escolher o tamanho adequado. Para Roberto Chadad, presidente da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) e do Instituto Brasileiro do Vestuário (IBV), a nova padronização é uma grande oportunidade de acelerar exportações e vendas pela internet, já que o consumidor terá mais facilidade para comprar roupas do tamanho correto. “Boa parte das 5,5 bilhões de peças que estão no mercado não tem um padrão. Usa-se como referência apenas cintura e busto, o que não é suficiente”, disse ele.

A padronização das medidas já é válida há muito tempo nos Estados Unidos, em alguns países europeus e no Japão. Por enquanto, só as roupas masculinas passarão a ser fabricadas com o novo método de numeração. Padronização de roupas femininas deve ocorrer no fim do ano que vem.

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