mercado-ecommerce-responsive-design

O que é Design Responsivo e por que sua loja virtual precisa dele.

Com tantos dispositivos com acesso à internet disponíveis hoje, se adaptar é fundamental.

Por Mercado E-Commerce | 6 de novembro de 2013

A adaptação ao meio é a condição essencial para a sobrevivência. É pela seleção natural que todos nós conquistamos nossos lugares ao sol. E a fórmula serve tanto para a evolução das espécies quanto para quem quer se firmar no mercado digital.

Hoje em dia, as plataformas utilizadas para navegar na internet são várias e é preciso pensar em todas as possibilidades que seu cliente tem para acessar seu site. E mais importante: se adaptar a elas. Caso contrário, suas vendas online podem sofrer quedas drásticas.

Imagine que um comprador entre na sua loja pelo celular e, para achar o produto que procura, tenha que se digladiar com a barra de rolagem por uma eternidade. Enquanto imagina, esse cliente possivelmente já desistiu da compra e está navegando por outro site. Isso irá acontecer sempre caso você não adapte a linguagem da sua loja online para os diversos dispositivos usados hoje para acessar a internet.

O design responsivo é a ferramenta usada na construção de sites para que disponibilizem uma visualização adequada em cada dispositivo, prezando por uma boa leitura. Os sites elaborados segundo o design responsivo são capazes de redimensionar as informações na tela em que estão sendo acessadas. Esse cuidado garante ao visitante a navegabilidade pelo smartphone, pelo tablet ou pelo desktop.

Como funciona

Normalmente, os sites são pensados em um esquema onde o conteúdo é encaixado dentro de uma tela com medidas padronizadas. Eles serviam em telas de desktops, mas a tecnologia evoluiu e essas telas ganharam outros formatos. O que os web designers costumavam (e vários ainda costumam) fazer era criar versões de tamanho fixo para as demais telas. As versões mobile, para smartphones e tablets, por exemplo. Só que cada um dos novos aparelhos lançados que acessam a internet tem uma medida diferente e essas versões começaram a ficar desproporcionais em alguns deles.

A alternativa encontrada pelo design responsivo foi pensar uma linguagem que responda da maneira adequada a cada aparelho. A adequação do seu site aos dispositivos é garantida pelo uso de grades proporcionais e fluídas que flexibilizam as imagens e redimensionam o conteúdo para a tela. É através dos Media Queries que o sistema utilizado pelo visitante é detectado e ele é redirecionado para uma folha de estilos adequada à sua plataforma.

mercado-ecommerce-o-que-e-design-responsivo-e-por-que-sua-loja-virtual-precisa-dele-b

Inovação que já é tendência

Os conceitos do design responsivo são recentes. Foi o web designer norte-americano Ethan Marcotte que cunhou o termo e elaborou um livro sobre os caminhos que o designer deveria seguir para criar um site responsivo. Lançado em 2011, o livro Responsive Web Design logo se tornou um verdadeiro manual de procedimentos e o design responsivo passou a ser um padrão de qualidade para sites de negócio.

Atualmente, o Google indica o uso desses procedimentos para que seu site esteja entre os primeiros resultados nas buscas orgânicas. Usando o design responsivo, seu site terá somente uma URL para as várias versões. Assim, os algorítimos de busca descobrem seu conteúdo mais facilmente, contribuindo mais uma vez com o SEO (otimização de mecanismos de busca) – uma das maiores preocupações para qualquer loja virtual. Além disso, para fazer publicações ou mudanças de conteúdo, basta fazer em um único domínio para que o site seja atualizado em todas as plataformas.

Diferencial que se torna essencial

Uma pesquisa realizada pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) mapeou no ano passado como os brasileiros acessam a internet. O instituto apurou que 56% dos usuários da rede no Brasil acessam via smartphones e tablets. Foram detectados mais de 7 tipos de dispositivos diferentes, incluindo até consoles de videogames.

Em um cenário onde teremos cada vez mais dispositivos móveis conectados à rede, o design responsivo é a maneira mais inteligente de se adaptar aos costumes de navegação.

Para quem está no mercado de e-commerce, o investimento em sites responsivos pode ser o que decretará se sua loja tem ou não futuro. A revista norte-americana Forbes cravou: quem não der prioridade ao design responsivo estará cometendo um erro que pode ser fatal para o seu negócio.

A premissa da adaptação como característica essencial para a sobrevivência não é só uma simples figura de linguagem para o seu negócio online. É preciso levar ao pé da letra, caso contrário sua loja virtual pode se transformar em um dinossauro exposto como curiosidade ultrapassada em um museu da web.

Comentários

Comentários

Tags: , , , , ,

Categorias: Blog, Blog, Design, Blog, E-commerce, Blog, Tendências, Blog, Usabilidade

Leia Também

BELO HORIZONTE, 26 E 27 DE JUNHO
O crescimento das vendas online no Brasil – Parte 02
Facebook dará a usuários maior controle sobre publicidade recebida
Spryker, plataforma de e-commerce alemã aterrissa no Brasil