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Pare de postar qualquer coisa! Entenda como criar postagens que geram engajamento.

Por Mercado E-Commerce | 15 de julho de 2016

Nos dias de hoje, marcar presença nas redes sociais é tarefa imprescindível para toda empresa que se preze. Neste contexto, é o Facebook a mídia de maior alcance e visibilidade por parte do público, fazendo com que 10 de cada 10 companhias apostem na ideia de criar e manter uma fanpage em funcionamento para a divulgação de seus produtos e serviços, aumentando a interação com os clientes e angariando mais audiência.

Rede com maior número de usuários ativos no Brasil e no mundo, o Facebook atrai pelo baixo investimento (principalmente se comparado a outros canais de divulgação) e pela eficiência na fidelização e captação de consumidores. Para te ajudar a aumentar o engajamento da página da sua empresa neste terreno tão propício da rede social, elaboramos este post com algumas dicas eficazes. Acompanhe!

 

engajamento-icone-1      Saiba bem quem é o seu público

Esta é uma atitude imprescindível para qualquer estratégia de marketing digital, e não seria diferente quando o assunto é a sua página no Facebook. De fato, fazer um trabalho “no escuro”, que não seja direcionado, não trará resultado algum. Conheça bem o seu público para oferecer um conteúdo que seja o mais segmentado possível  – tenha foco no seu real consumidor, que apresenta a demanda pelo seu produto ou serviço. Assim, faça um levantamento do perfil de consumo da sua audiência, assim como das suas preferências, hábitos, necessidades e demais demandas.

Só através deste conhecimento você conseguirá elaborar e fornecer um conteúdo realmente útil e de qualidade a estes fãs, conseguindo mais engajamento e, consequentemente, aumentando as vendas.

 

engajamento-icone-3     Atenção à oferta do conteúdo

O que você publica na sua página? A atenção ao conteúdo é aspecto primordial para promover o engajamento do público. Oferecer somente informações sobre seus produtos e serviços, por exemplo, pode não ser uma estratégia interessante, já que seus consumidores já poderão encontrar estes dados no portal da sua empresa. A dica de ouro, aqui, é fugir ao senso comum e expandir a abrangência do conteúdo, mesclando diferentes tipos de postagens que atraiam o o interesse do seu público-alvo. O tópico anterior, ou seja, o conhecimento profundo acerca da sua audiência, fará toda a diferença para a seleção daquilo a ser publicado.

Desta forma, é importante mesclar informações do seu negócio com entretenimento e assuntos relacionados que vão de encontro aos interesses do seu público, além da oferta de promoções especiais que possibilitem fidelizar e angariar mais clientes. Tenha em mente que alguns consumidores acompanharão seu conteúdo porque já conhecem o trabalho da sua empresa, mas outros usuários o farão com base no desenvolvimento das informações passadas em sua página.

 

engajamento-icone-5Aposte em imagens e chamadas atraentes

 

Esteja atento ao formato como seu conteúdo é disponibilizado na sua fanpage. Fornecer apenas links, por exemplo, é uma atitude extremamente desaconselhável. Além destes endereços, é interessante investir na combinação de imagens e texto: pesquisas demonstram que disponibilizar boas fotos e imagens de impacto podem aumentar o engajamento da página em 50% em relação à oferta de apenas palavras. Para a formatação, aposte em imagens atraentes, chamadas bem elaboradas e links encurtados.

 

engajamento-facebook-2     Mantenha a frequência das postagens

A regularidade na postagem do conteúdo da sua fanpage é outro fator crucial para o engajamento. Marcar presença apenas de forma esporádica no Facebook não colabora para reforçar a imagem da sua marca e não propicia a fidelização do público. Afinal, por que os consumidores passariam a acompanhar sua página se não houver uma frequência considerável na publicação dos seus posts? Com o devido cuidado para não se tornar maçante e repetitivo, implemente uma frequência determinada para disponibilizar suas informações.

 

engajamento-icone-4        Crie estratégias de interação

Para aumentar a presença do público na sua página, além do número de curtidas e compartilhamentos dos posts, é importante transmitir a sensação de que ele está efetivamente participando da geração de conteúdo da sua página e se sinta representado. Para isto, uma estratégia eficiente é promover a interação dos fãs com o canal através da disponibilização de enquetes, perguntas, promoções diversas e demais ações que despertem a curiosidade e requeiram a opinião da audiência.

As dicas acima são um excelente ponto de partida para aumentar o engajamento da sua fanpage no Facebook e alavancar sua estratégia de marketing digital. Através de uma maior presença e participação do público na mídia social, o nome da sua empresa enquanto atuante em determinado segmento será mais facilmente lembrado pelos consumidores, ampliando largamente a visibilidade do seu negócio.

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