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Perfis Digigráficos: você conhece o comportamento de seus clientes?

Perfis Digigráficos é um estudo realizado pela agência DM9DDB que apresenta uma nova classificação do consumidor em relação ao ambiente digital.

Por Mercado E-Commerce | 10 de outubro de 2012

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Segundo o estudo, a divisão tradicional de classificação do público alvo (ex: homens e mulheres acima de 25 anos) não é suficiente! Isso porque a tecnologia mudou o mundo e a forma com que nos relacionamos com os outros.

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Por isso, as modificações trazidas pelo digital pouco tem a ver com idade, sexo ou classe social, mas sim com três novos critérios, como:

1) Quanto e como as pessoas utilizam a tecnologia em sua vida;
2) Quais as intenções que elas têm ao consumir os diversos produtos digitais;
3) O quanto os recursos digitais moldam sua identidade;

Baseado nessas questões, o estudo – feito com pessoas entre 8 e 60 anos – identificou cinco perfis de público, que receberam o nome de Perfis Digigráficos – são eles:

Imersos
Os imersos tiveram parte de sua identidade definida a partir da tecnologia. Com ela, conseguiram se encontrar, definir seus interesses e estabelecer melhores vínculos com o mundo. Suas personalidades e identidades foram definidas pela era digital, que os permitiu dar vida a mais personas. Para eles as máquinas são mais que um utilitário, são fundamentais para explicar seu desenvolvimento pessoal. Veja o vídeo sobre o perfil dos Imersos:

Ferramentados
Os Ferramentados recorrem à tecnologia para agilizar as tarefas, mas não a idolatram. A tecnologia os ajudam nas tarefas cotidianas e facilitam suas vidas. Mas não dependem delas, nem são definidos por elas. Esse grupo é um exemplo de como as pessoas redefiniram a maneira como se relacionam com família, escolas, empresas e governo. Para os ferramentados, as máquinas permitem lidar com a vida cotidiana com mais conveniência. Veja mais sobre os Ferramentados no vídeo:

Fascinados
Querem parecer modernos e tecnológicos. Para eles, computadores, gadgets e hábitos da era digital são ícones da modernidade. Além disso, consumir essas novidades os ajudam a comprovar que são antenados. Eles são um excelente exemplo de como o relacionamento com os outros foi bastante modificado. Assista o vídeo para entender mais sobre os Fascinados:

Emparelhados
Para os emparelhados, a tecnologia é fundamental para pôr em prática os projetos de vida. Eles enxergam a tecnologia como a grande companheira para fazer o dia a dia acontecer. Sem ela, a vida fica extremamente complicada. Para este grupo, as máquinas são como uma extensão do seu corpo, potencializando suas capacidades humanas. Os emparelhados, têm uma relação simbiótica com as máquinas e suas funcionalidades. Assista o vídeo para conhecer mais os Emparelhados:

Evoluídos
O universo das máquinas e da tecnologia é seu habitat natural. Esses são as crianças e os adolescentes que já nasceram adaptados, estão crescendo no mundo digital e não conheceram o mundo pré-digital. Assista o vídeo e entenda mais sobre os Evoluídos:

Crie Personas para o seu negócio! Descobrindo o perfil digigráfico do seu público, você pode criar ações muito mais estratégicas para se comunicar com seus clientes e assim, aumentar suas vendas! Por isso, a criação de personas (descrição do comportamento, perfil de seu público) é tão importante para seu negócio.

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