mercado-ecommerce-planejamento-marketing-digital

Planejamento de Marketing Digital: aprenda a montar o seu

Confira estas dicas valiosas e coloque em prática suas estratégias para vender mais.

Por Mercado E-Commerce | 6 de maio de 2014

Há alguns anos, o marketing digital se tornou uma das principais alternativas para divulgar as marcas e produtos e conversar diretamente com os consumidores. Abocanhando uma grande parcela das cotas de publicidade das empresas, o setor se especializou e tomou novas dimensões, tanto em importância quanto em investimentos.

E não foi por acaso: além de se relacionar com os públicos-alvo de forma mais direta, barata e muito mais efetiva que o marketing tradicional, a versão digital ainda oferece inúmeras ferramentas, plataformas e mídias inovadoras que conquistam cada vez mais adeptos.

Porém, para que tudo isso surta efeito, é necessário fazer um bom planejamento e detalhar todos os objetivos, fazer cronogramas, traçar estratégias e ações e acompanhar os resultados. Além de economizar um bom tempo (e dinheiro) com tentativas e erros, um planejamento bem feito reduz os riscos, identifica novas oportunidades e aumenta as chances de sucesso.

Para te ajudar a montar o seu planejamento de marketing digital, listamos algumas dicas valiosas para serem colocadas em prática. Acompanhe!

Avalie a situação da empresa

O primeiro passo é fazer uma análise do cenário atual, identificando as fraquezas e pontos fontes da empresa. Dessa forma, você poderá diagnosticar os problemas que precisam ser reparados e os potenciais que merecem mais atenção e podem ser catapultados com ações de marketing digital.

mercado-ecommerce-planejamento-marketing-digital02

Veja o que a concorrência está fazendo

Não se trata de ver e copiar o que seus concorrentes estão fazendo com seus marketings digitais. Pelo contrário! A ideia aqui é observar como o mercado está lidando com essa nova ferramenta, observando a reação do público e, consequentemente, o que está dando certo e o que deve ser evitado.

Avalie todos os canais digitais das empresas concorrentes, como sites, redes sociais, publicidades online, e-mail marketing e Search Engine Marketing (SEM). Observe quais os conteúdos que estão publicados, a periodicidade de publicação e quanto está sendo investido em cada um destes canais.

Trace seus objetivos

Agora que você já sabe quais as suas fraquezas e potenciais e também já analisou como a concorrência está atuando no mercado digital, chegou a hora de definir quais serão os seus objetivos com o marketing digital. Você quer inserir a sua marca nesse cenário de forma ampla ou mais segmentada? Prefere trabalhar o branding da marca ou aumentar as vendas virtuais? Tudo isso deve ser pensado e definido antes de seguir para a próxima etapa.


Confira no vídeo da e.life Brasil, 11 tendencias para 2014 em comunicação, relacionamento e marketing digital.

Defina suas ações

Agora que você já tem suas metas traçadas, comece a pensar em como atingir estes objetivos. Para cada um deles, uma série de ações e projetos podem ser postos em prática – criação de um novo site, repaginada nas redes sociais, série de vídeos no YouTube, estratégia de e-mail marketing, investimento em links patrocinados, etc.

Se for preciso, peça ajuda a uma equipe especializada, que saberá trabalhar cada um dos seus objetivos de forma estratégica. Também é importante fazer um cronograma e acompanhar de perto o andamento e as respostas de cada uma dessas ações.

Agora que você já sabe por onde começar, reúna uma equipe capacitada e comece a montar a sua estratégia de marketing digital. Diante das infinitas possibilidades trazidas pela divulgação na web, seu negócio não pode ficar de fora desta tendência!

Planejamento, marketing de conteúdo, otimização de buscas entre outros temas de marketing digital, você confere em nosso Curso de Marketing Digital: Ferramentas de Conversão. Não perca tempo e vendas! Clique aqui e inscreva-se!

Comentários

Comentários

Tags: , , ,

Categorias: Blog, Blog, Facebook, Blog, Marketing Digital, Blog, Redes Sociais, Blog, Tendências

Leia Também

Saraiva e Walmart.com anunciam parceria para e-commerce
Três em cada dez mulheres são empreendedoras no Brasil
Sua loja na internet
10 inovações que mudaram o mercado nos últimos anos