mercado-ecommerce-checklist-plataforma

Plataforma de e-commerce: o que considerar na escolha da melhor plataforma para sua loja virtual?

A qualidade da plataforma de e-commerce está diretamente ligada ao crescimento e sucesso da sua loja virtual.

Por Mercado E-Commerce | 24 de setembro de 2012

Um erro muito comum dos lojistas é optar por uma plataforma que tenha o melhor preço. Como já falamos aqui no blog, a escolha da melhor plataforma para minha loja virtual, vai depender se aquela plataforma vai atender as demandas da loja a longo prazo, já que há possibilidades do negócio se tornar grande em pouco tempo. Por isso, ter uma plataforma de e-commerce com infraestrutura escalável e robusta é essencial para a sobrevivência da sua loja virtual.

Por isso, vamos a um check-list para ajudar você na escolha da melhor plataforma para seu e-commerce:

Sobre o fornecedor da plataforma de e-commerce:
A empresa tem tradição no setor ou surgiu há pouco tempo?
Qual a opinião dos clientes atuais sobre a qualidade do sistema oferecido?
Qual o desempenho do provedor de hospedagem?
Há opções de expansão para a plataforma?

Sobre os recursos disponíveis na plataforma de e-commerce:
A plataforma possui estrutura e recursos como: URLs amigáveis, meta tags únicas, redirect 301, para a implementação de um bom processo de SEO?
Possui integração avançada com sistemas de monitoramento (como o Google Analytics) e programas de links patrocinados (como o Google AdWords)?
Quais os relatórios oferecidos?
Qual o grau de personalização da plataforma?
Há diversidade de formas de pagamento?
Há integração com redes sociais?
O sistema se adapta a dispositivos móveis?
Quais os recursos relativos a segurança das transações (SSL, sistemas antifraude) disponíveis?

mercado-ecommerce-plataforma-de-ecommerce-o-que-considerar-na-escolha-da-melhor-plataforma-para-sua-loja-virtual-b

Considerando o lado do lojista, a plataforma:
É compatível com a instalação de scripts adicionais como Google Analytics e Google Adwords?
É otimizada para sites de busca ou tem o código flexível para ser otimizado no futuro?
É compatível com soluções de segurança e certificados SSL?
Possui ferramenta para criar promoções para um canal/parceiro específico?
Possui variedade de relatórios gerenciais de vendas, clientes, retorno por mídia?

Considerando o lado do cliente da loja, a plataforma:
Oferece vários meios de pagamento (cartão de crédito, boleto, transferência)?
Oferece sistema automático de cálculo de frete?
Possui um carrinho de compras limpo e sem pontos de fuga?
Possui um layout limpo, rápido e de fácil navegação?
Possui um bom sistema para visualização de fotos com variedade e zoom?
Oferece sistema de cupom de desconto?

 

Fonte: E-commerce Brasil

Comentários

Comentários

Tags: , ,

Categorias: Blog, Blog, Plataformas de E-Commerce

Leia Também

5 indicadores importantes para seu mobile
O crescimento das vendas online no Brasil – Parte 01
Descubra quanto vale o seu perfil para Google e Facebook
Venda online de artesanato é saída para pequenos empresários