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Promoção no Facebook, aprenda como fazer corretamente

Conheça as regras e melhores práticas para criar uma promoção para sua marca no Facebook.

Por Mercado E-Commerce | 16 de outubro de 2012

O Facebook possui uma política para criar promoções, concursos ou sorteios na rede social. Por isso, é importante você conhecer quais são as regras e melhores práticas para quando for criar uma promoção para sua marca.

Promoções do tipo: “Curta a página e compartilhe a foto para concorrer”?, ou “Marque eu vou no evento e compartilhe com os amigos” ou ainda, “Poste uma foto em nosso mural e a imagem mais curtida ganha a promoção” – são contra as regras do Facebook.

Conheça as regras do Facebook para Promoções:

Regra 1
As promoções no Facebook devem ser administradas por meio de aplicativos, seja em páginas normais ou um aplicativo de página.
Dica:
Desenvolva um aplicativo ligado ao tema da Promoção para os fãs interagirem.
Procure aplicativos gratuitos e disponibilize em sua fanpage para seus fãs participarem.

Regra 2
As promoções no Facebook devem incluir o seguinte:
a) Um resumo completo do Facebook para cada participante.
b) Reconhecimento de que a promoção não é, de maneira nenhuma, patrocinada ou administrada pelo Facebook.
c) Aviso de que o participante está divulgando informações para a Empresa que está fazendo a Promoção e não para o Facebook.

Exemplo:
“O participante declara estar ciente de que está provendo informação para a realização da Promoção e não para o Facebook”

Regra 3
Você não deve fazer com que o registro ou a entrada em uma promoção dependa de uma ação do usuário ao usar qualquer recurso ou funcionalidade do Facebook que não seja curtir uma página, fazer check-in em um local ou conectar-se ao seu aplicativo.
Por exemplo:
Você não deve fazer com que o usuário se registre ou entre em uma promoção ao curtir uma publicação no mural ou ao comentar ou enviar uma foto em um mural.

Regra 4
Você não deve usar os recursos ou as funcionalidades do Facebook como um registro ou mecanismo de entrada da promoção. Por exemplo, o ato de “curtir” uma página ou fazer check-in em um local não pode fazer com que um participante registre-se ou entre automaticamente em uma promoção.

Regra 5
Você não deve usar os recursos ou as funcionalidades do Facebook, como o botão Curtir, como um mecanismo de votação para uma promoção.
Importante: Dentro do aplicativo, você pode criar um botão chamado “curtir” para usá-lo como mecanismo da Promoção.

Regra 6
Você não deve notificar ganhadores por meio do Facebook, seja por mensagens, bate-papo, publicações em perfis (linhas do tempo) ou páginas do Facebook.
Dica: Divulgue os vencedores através do próprio APP, site, blog e avisar através de um post na fanpage onde clicar para ver o resultado!

Regra 7
Se você usa o Facebook para comunicar sobre ou administrar uma promoção (como um concurso ou jogos de apostas), você é responsável pelo cumprimento das regras de tal promoção, incluindo regras oficiais, termos da oferta e requisitos de qualificação (por exemplo, idade e restrições de residência), além da conformidade com as regras que controlam a promoção e todos os prêmios oferecidos na promoção (por exemplo, registro e obtenção de aprovações regulatórias necessárias). Observe que a conformidade com estas diretrizes não constitui a legalidade de uma promoção. As promoções estão sujeitas a muitas regras e se você não tiver certeza de que sua promoção está em conformidade com a lei aplicável, entre em contato com um especialista.

Definições:
a) Por “administração” queremos dizer a operação de qualquer elemento da promoção, como coletar entradas, resolver um empate, julgar entradas ou notificar vencedores.
b) Por “comunicação” queremos dizer a promoção, a propaganda ou as referências à uma promoção de qualquer maneira no Facebook, por exemplo, em anúncios, em uma página ou em uma publicação no mural.

Clique aqui e veja exemplos de como não fazer promoção no Facebook.

 

Fonte: Regras Facebook (Facebook Guidelines)

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