mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-capa

Promoção ou Concurso nas redes sociais: como fazer do jeito certo?

Promoções e concursos nas redes sociais podem causar uma grande dor de cabeça para a empresa.

Por Mercado E-Commerce | 4 de outubro de 2012

Todo mundo quer fazer promoções nas redes sociais, mas esquece que se não for feita corretamente e seguindo alguns cuidados importantes, ao invés de engajar os consumidores, a distribuição de prêmios acaba criando uma dor de cabeça para a empresa.

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-01

Então vamos dar algumas dicas de quais as melhores práticas para criar uma promoção nas redes sociais, porque o que está em jogo para sua empresa, além de multas e proibição de fazer novas promoções, é algo valioso que demora para ser conquistado, mas um minuto para ser perdido – estamos falando de CREDIBILIDADE e CONFIANÇA!

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-02

Para começar, é importante decidir se você fará uma Promoção regulamentada ou um Concurso. Aqui vai uma dica para ajudar você na escolha:

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-03

Resumindo, uma Promoção é: uma distribuição de prêmios realizada através de sorteio, vale-brinde ou mérito. E deverá ser registrada nos órgãos competentes, como a Caixa Econômica Federal – por isso é mais burocrática e está sujeita a auditoria.

Já um Concurso é: mais simples, não depende de autorização de órgãos reguladores e nada mais é do que a distribuição gratuita de prêmios através de ação exclusivamente cultural, recreativa, desportiva ou artística.

Se optar por criar um Concurso nas redes sociais você não pode esquecer de que:
1) Não pode vincular diretamente a marca ou produto ao concurso.
2) O critério de apuração é sempre mérito e nunca sorte, ou seja: melhor resposta, resposta certa, resposta mais voada, resposta mais rápida, por exemplo.
3) Não pode cobrar taxa ou vincular a participação à aquisição de algum produto ou serviço.

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-04

Quando falamos em Promoção ou Concurso no Facebook é importante seguir algumas regras para não infringir as políticas de uso do Facebook e assim não correr o risco de ter sua página eliminada da rede! Essas são as dicas principais sobre o que pode ou não pode fazer no Facebook quando falamos em Promoção ou Concurso:

1) A ação deverá funcionar em um app ou aba. Nunca em posts no mural ou eventos.
2) Não é permitido usar recursos ou funcionalidade da rede social como mecanismo de votação para uma promoção – como curtir um post, comentar, compartilhar, fazer check-in em um evento ou taguear uma foto.

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-05

Outra rede social muito utilizada para fazer promoções e concursos é o Twitter. A rede social não deixa claro quais suas regras de promoção, mas é importante lembrar que: Se a promoção for regulamentada, é necessário um cadastro formal fora da rede social – em um hotsite, por exemplo.

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-06

Para finalizar a W3Haus preparou uma dica de ouro para você ter sucesso e não passar apuros com sua Promoção ou Concurso Cultural: Tenha um regulamento detalhado, publicado em local visível, e que preveja o maior número possível de situações envolvendo a sua ação, além disso, conte com o apoio de uma equipe jurídica para a elaboração desse documento.

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-07

 

Comentários

Comentários

Tags: , , ,

Categorias: Blog, Blog, Marketing Digital, Blog, Redes Sociais

Leia Também

Os negócios preferidos das mulheres que empreendem
Estamos usando menos Facebook e Twitter e mais Instagram e Tumblr, diz estudo
Eu não tenho tempo!
No Brasil, e-commerce cresce 24% e pode chegar a 43 bi neste ano