Publicidade móvel deve dominar receita das redes sociais

Por Mercado E-Commerce | 16 de julho de 2014

Até o fim deste ano, os gastos com publicidade móvel representarão 68% da receita do Facebook e 84% do Twitter, de acordo com uma apresentação cheia de estatísticas e tendências feita pelo presidente da eMarketer, Geoff Ramsey, na Digital & Social Media Conference, promovida pela Association of National Advertisers (ANA) norte-americana.

Os gastos com publicidade móvel nos EUA vão superar os 58 bilhões de dólares e capturar 71% de todos os gastos com publicidade digital até 2018, de acordo com a eMarketer. Agora que smartphones atingiram massa crítica, o nível de participação entre o público mais visado​ pelas marcas (idades entre 12 e 64 anos) é superior a 90% do total. Quase 85% de todas as pessoas nos EUA com idade entre 11 e 64 anos têm um smartphone.

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O uso das media sociais por pouco mais de 54% da população dos EUA, está ocorrendo cada vez mais a partir de dispositivos móveis. Mais de 70% de todo o tempo gasto em redes sociais ocorre em smartphones, de acordo com dados da comScore citados por Ramsey.

“A única tela que interessa é a móvel”, disse Ram Krishnan, vice-presidente sénior de marketing da Frito-Lay, após a apresentação de Ramsey.

Zita Cassizzi, diretora digital da Toms, diz que ela e a sua equipe passaram a se referir a esta tendência como “mocial”. Móvel + social = “Mocial”. A ideia geral é a de que marcas como a Toms precisam ser sociais na sua atividade móvel e móvel na forma como se ligam socialmente.

Divisão do bolo
A eMarketer antecipa que os gastos totais em media nos EUA vão crescer 5,3% e superar os 180 mil milhões de dólares este ano, mas a maior parte desse crescimento será impulsionado pelo digital e móvel. O crescimento ano-a-ano cairia para apenas 1,1% este ano, se não fossem as contribuições da publicidade digital e móvel, disse Ramsey, acrescentando que ao menos 51 bilhões de dólares serão gastos em publicidade digital nos EUA este ano.

Apesar da TV continuar reinando, o uso combinado dos desktops com os dispositivos móveis já é maior do que a média da televisão de 4 horas e 28 minutos por dia. O móvel tem estado também à frente do desktop, superando a sua média de 2 horas e 12 minutos de uso diário em mais 29 minutos, segundo Ramsey.

“Em apenas um par de anos, os gastos com a publicidade móvel deverão ultrapassar o desktop”, disse, apontando para 2016. Mas o maior ponto de inflexão será em 2018, de acordo com a eMarketer, quando os gastos com a publicidade digital deverão ultrapassar a da TV pela primeira vez.

Na realidade, os gastos com a plataforma desktop já estão em declínio, caindo 1,2% este ano, enquanto o investimento móvel cresceu 83%, impulsionado principalmente pelos ganhos com os formatos busca e visualização (“display”).

Crescimento digital
Sozinha, a Google controla 39% de todos os gastos com publicidade digital nos EUA e apenas um punhado de empresas controla 60% do mercado, diz Ramsey.

A falta de concorrência no espaço móvel é ainda mais desigual. Os três maiores players – Google, Facebook e Twitter – ganham mais de 60% de todo o dinheiro gasto em anúncios para celulares nos EUA.

O investimento com publicidade social chegará aos 6,8 bilhões de dólares este ano nos EUA, de acordo com a eMarketer. O Facebook controla atualmente 71% do mercado, que é o equivalente a 10% de todos os gastos com publicidade digital nos EUA.

 

Fonte: IDGNOW

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