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Teste A/B, você já usa?

O teste A/B é uma ótima forma de monitorar e reavaliar constantemente sua loja virtual.

Por Mercado E-Commerce | 17 de julho de 2014

Você conhece ou já utiliza o teste A/B no seu e-commerce? Se não, saiba que está perdendo a oportunidade de aumentar a taxa de conversão do seu negócio através de uma excelente ferramenta. Com os resultados obtidos pelo método, é possível verificar se há problemas na disposição de elementos ou no conteúdo da sua página virtual, além de auxiliar na criação de estratégias para despertar o interesse dos usuários com mais facilidade.

O teste A/B é realmente uma ótima escolha para monitorar e reavaliar constantemente sua loja virtual. Que tal saber um pouco mais sobre o que ele pode fazer pelo seu negócio? Conheça mais detalhes sobre este método cada vez mais presente no mercado online!

Como funciona o teste A/B?
No teste, duas versões distintas da sua página são disponibilizadas e comparadas: a atual e uma “desafiante”, que apresenta algumas modificações. Estas distinções consistem em variáveis que, de alguma forma, podem interferir na postura do consumidor. Em outras palavras, a nova versão é inserida para que o usuário possa analisar qual das duas opções gera uma maior taxa de conversão. O conteúdo das páginas é praticamente o mesmo, mas pode haver diferenças nas fontes, disposição dos elementos, tamanho das fotos, formatação do texto e outros itens.

Por exemplo, se a versão “A” tem um botão de compra maior que a versão “B”, o teste consegue mensurar se há alguma relação entre a taxa de conversão e o tamanho do botão. O teste A/B também contabiliza o número de cliques, o tempo da visita, os itens que possuem mais alcance nas duas versões, dentre outras funcionalidades.

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Devo fazer o teste? order dopoxetine
Se você está pensando em mudar o layout da sua loja virtual e está em dúvida entre duas versões que foram apresentadas, ou até mesmo se deseja implementar mudanças para alavancar as vendas, a resposta é sim, você deve fazer o teste A/B! Como já foi dito, além de avaliar a usabilidade da página, ele pode definir concretamente qual layout agrada mais o usuário e consequentemente gera mais vendas.

Cabe, agora, fazer uma observação: apesar de eficaz em termos numéricos, o teste A/B é estritamente objetivo. Você não conseguirá descobrir, por exemplo, qual motivo levou o cliente a abandonar o carrinho. A partir do teste, é possível supor as razões que induzem o usuário a realizar determinadas ações, mas o método não pode fornecer essas informações com certeza. Se você busca dados mais detalhados, é importante associar o teste a outras ferramentas, como a Pesquisa de Opinião.

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cheap Lasix Estratégias de teste A/B para um e-commerce – Com Álvaro Vasques do Portal Educação

Na prática, como fazer?
A maneira mais prática e econômica de fazer o teste A/B é através da ferramenta gratuita Google Website Optimizer. O passo a passo é bem simples, e o teste não exige um profissional experiente em métrica para fazê-lo funcionar.

A primeira etapa é concordar com os termos de uso da ferramenta. Depois, é preciso criar um nome para o teste e informar a URL de cada versão. Em seguida, você deverá inserir qual será a meta/conversão do teste (pode ser a assinatura da newsletter, o preenchimento do formulário de contato ou até mesmo o fechamento das vendas). Pronto! Com o teste criado, os visitantes passam a ser direcionados aleatoriamente e proporcionalmente para as versões A e B.

Dentro de pouco tempo, através de gráficos e dados comparativos, a ferramenta fornece subsídios para identificar que versão da página apresenta melhor desempenho em relação à meta da empresa. Interessante, não?

Utilizando o teste A/B, você consegue tomar decisões baseadas em dados mensuráveis sobre seu público-alvo. Com a posse dessas informações, é possível saber especificamente o que deve ser feito em sua loja virtual para aumentar a taxa de conversão, diminuindo o gasto de tempo e dinheiro com ações arbitrárias que podem ou não trazer retorno. Gostou das informações? Tem alguma experiência com a aplicação do teste A/B em seu e-commerce? Compartilhe com a gente!

 

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