venda

5 erros que podem diminuir a eficácia do seu check out

Confira alguns erros no seu check out que podem ser fatais.

Por Mercado E-Commerce | 1 de abril de 2014

Comprar pela internet é mais que sacar o cartão de crédito e pagar pelo produto, é ter uma experiência prazerosa (ou não) que vai decidir se o cliente voltará ou não ao seu site. Portanto, é necessário tornar a experiência do cliente a mais prazerosa possível.

No processo de compra pela internet um dos processos mais importantes é o check out, ou seja, o momento em que o cliente faz o pedido e passa para o pagamento do produto. É nesta fase que aproximadamente 60% dos consumidores desistem da compra, e por motivos que podem ser completamente evitados pelos empreendedores. Vejamos quais são esses erros:

Formulários de cadastramento intermináveis

1

Muitas lojas online desejam fazer um cadastro completo já no primeiro contato, o que pode prejudicar a experiência dos clientes, já que as pessoas buscam compras rápidas na internet.

Para que o seu cliente feche a primeira compra de forma agradável, solicite apenas as informações necessárias para a emissão da nota fiscal do produto e a entrega no prazo acordado. Outras informações podem ser pedidas numa campanha de relacionamento online, em que o seu cliente recebe um e-mail da empresa e pode preencher os demais dados em um momento mais oportuno.

Muitas etapas para o fechamento da compra

2

Deixar o seu cliente por muito tempo clicando em botões com a mensagem “avançar” ou “próximo” pode deixá-lo descontente com o serviço e fazer com que ele abandone a compra na metade do processo. Dê preferência a informações objetivas e concentradas em poucas páginas, dando todas as informações essenciais para que o cliente saiba o que está comprando, por quanto, como vai pagar e quando vai receber o produto.

Informações desencontradas

3

Colocar informações demais ou de menos, ou espalhar dados do pedido em várias páginas sem dar uma visão geral para o cliente são erros graves que qualquer e-commerce deve evitar. Além de deixar o consumidor irritado e propenso a deixar o check out pela metade, prejudica a imagem da sua loja virtual.

Para que a experiência de compra do seu cliente seja excelente, crie um fluxo lógico de informações, pensando o que você gostaria de saber logo de primeira quando fosse comprar um produto pela internet. Informações sobre formas de pagamento, prazos de entrega e vantagens da compra devem aparecer já na primeira página, agilizando as informações e mantendo o cliente seguro da compra.

Erros no processo de compra

4

Nada mais frustrante do que passar por cinco, seis etapas de cadastro e aí se deparar com um erro do site, informando que o mesmo está sobrecarregado ou com uma página em branco como retorno.

Para garantir que a experiência de seu cliente seja positiva, é preciso se certificar de que sua plataforma de e-commerce seja eficaz e personalizável de acordo com as necessidades do seu cliente. Além disso, um servidor robusto é essencial, principalmente nos dias de promoção, onde se espera um grande fluxo de acessos.

Não oferecer opções de pagamento

5

Atualmente as pessoas têm acesso a uma gama enorme de bandeiras de cartões de crédito, opções como Paypal ou Pagseguro, boletos bancários, enfim, soluções que devem ser consideradas no momento de abrir o seu e-commerce. Não oferecer um serviço de pagamento diversificado, principalmente quando este só é anunciado ao final da transação, é um bom motivo para o seu cliente desistir da compra a um clique da conclusão.

Ações preventivas com relação a estes erros comuns, assim como outras facilidades que podem ser oferecidas aos seus clientes, reduzem consideravelmente o número de abandonos no momento do check out, estabelecendo uma relação de confiança e credibilidade da sua empresa para com os internautas. A reputação na internet é tão importante quanto na “vida real”, por isso procure conhecer o perfil de seu público-alvo para então poder proporcionar aos clientes o que eles realmente estão buscando em termos de atendimento de excelência.

Comentários

Comentários

Tags: ,

Categorias: Blog, Blog, E-commerce, Blog, Plataformas de E-Commerce, Blog, Usabilidade

Leia Também

Twitter pode mostrar posts no seu feed de perfis seguidos por amigos
16 lojas online participam do Web Fashion Day nesta Sexta
Amazon lança loja de impressão em 3D
Qual é melhor: Google Adwords ou Facebook Ads?