mercado-ecommerce-nome-e-commerce-capa

Como encontrar o nome ideal para seu e-commerce

A escolha de um bom nome pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de seu negócio digital.

Por Mercado E-Commerce | 30 de maio de 2014

O seu plano de negócio já está completo, o estoque está começando a ser montado e você ainda não pensou no nome da sua loja virtual. Tudo bem! O nome do e-commerce nem é tão importante assim, certo? Errado. O nome pode ser determinante para o sucesso e popularidade do seu negócio digital.

Quantas vezes não somos atraídos pelo nome de uma empresa? O nome é talvez o primeiro contato do cliente com a sua loja, mas se ele não for coerente, sedutor e envolvente, pode também ser o último. É por isso que listamos algumas dicas imprescindíveis na escolha de um bom nome fantasia para sua loja. É preciso ter carinho nessa etapa, pois a ideia é que esse nome da loja te acompanhe pelo resto da vida.

Uma questão de conceito

Já reparou como os pais costumam ter o maior cuidado na hora de escolher o nome dos filhos? Eles levam em consideração se o nome combina com as feições do bebê, procuram saber o significado, avaliam se é forte ou delicado, analisam a sonoridade e assim por diante. O processo para escolher o nome de uma loja virtual se assemelha muito a esse.

É preciso questionar se o nome pretendido combina com o conceito do negócio, se dialoga com o segmento, se soa bem aos ouvidos e se traduz a identidade da empresa. Caso as respostas sejam negativas, é melhor pensar em outro.

mercado-ecommerce-nome-e-commerce-01
“O nome parecia divertido, espirituoso e não intimidante. Apple tirava a aresta da palavra computador. Além disso, nos poria à frente da Atari na lista telefônica” – Uma das razões para Steve Jobs nomear sua empresa de Apple.

Originalidade faz toda diferença

Nem cogite a possibilidade de usar aquele nome bacana da loja que você conheceu durante as férias. Tanto faz se a sede da sua loja virtual fica no sul e a da loja tão inspiradora fique no norte. O ideal é sempre inovar e ser original! É preciso entender que o que dá certo para uma empresa, não necessariamente vai dar certo para outra, ainda que ambas atuem no mesmo segmento.

Fazer referência a grandes marcas também não dá certo. Procure escrever a sua própria história dentro do comércio digital. O nome deve ser capaz de fazer os clientes lembrarem do seu negócio e de nenhum outro. Entendido? Plagiar nomes e domínios pode acarretar inclusive problemas judiciais, portanto, todo cuidado é pouco! Se tiver uma ideia que pareça incrível, pesquise profundamente para descobrir se ela não foi usada antes.

Nomes curtos causam grande impacto nolvadex without prescription cheap Lasix

O mercado e-commerce está mais para apelidos do que para nomes e sobrenomes. Isso acontece porque as novas formas de consumo demandam uma comunicação mais curta e dinâmica, então procure escolher um nome com poucos caracteres.

Uma loja virtual deve ter um nome direto e autoexplicativo, que associado a uma logomarca bacana, seja facilmente compreensível. Não tenha dúvidas de que nomes curtos despertam um maior interesse nos e-consumidores. Além disso, eles possuem fácil memorização.

Pense na funcionalidade e usabilidade buy Antabuse

Um nome não deve ser apenas bonito, ele deve ser funcional e de fácil compreensão. Antes de batizar a sua loja, pense em como ficará o domínio (se o .com.br está disponível). Avalie se a leitura e pronúncia são simples e se preciso for, pergunte a opinião de outras pessoas sobre ele. Se o feedback for positivo, vá em frente. Mas se ouvir respostas como “heim” e “não entendi”, reavalie a ideia inicial e procure outras alternativas.

mercado-ecommerce-nome-e-commerce-02

Bom nome é sinônimo de alcance

Um nome bem escolhido pode aumentar significativamente a visibilidade da sua empresa, isso porque, a tendência é que o desempenho no SEO seja muito superior ao dos nomes comuns ou grandes demais. Para que a sua loja virtual apareça bem posicionada nas ferramentas de busca, é necessário que o nome tenha poucas palavras, não contenha sinais gráficos e apresente pistas sobre o ramo de atuação da empresa. Estrangeirismos podem atrapalhar (e muito) esse processo.

Uma simples palavras bem escolhida pode fazer toda a diferença para uma empresa. Só para ter uma ideia, os termos e-commerce, comércio eletrônico e loja virtual estão intimamente ligados, mesmo assim, e-commerce tem em média 100 mil buscas a mais do que comércio eletrônico e o termo loja virtual é buscado 7 vezes mais do que e-commerce.

Em posse dessas dicas, certamente a escolha do nome perfeito para o seu e-commerce ficará mais fácil, porém, esteja ciente de que encontrar o nome ideal não é algo que acontece da noite para o dia. Pense, pesquise, crie, mas acima de tudo, ouse! Escolha um nome diferente e especial como o seu negócio.

 

 

Comentários

Comentários

Tags: , , ,

Categorias: Blog, Blog, E-commerce

Leia Também

Facebook lança página especial sobre a Copa do Mundo
Metrô de São Paulo agora tem supermercado virtual
Publicidade móvel deve dominar receita das redes sociais
Especialista dá dicas de como se proteger de lojas virtuais não confiáveis