mercado-ecommerce-taxa-conversao-capa-post

Guia do iniciante: O que é taxa de conversão e qual a sua importância?

A taxa de conversão é uma métrica fundamental para acompanhar os resultados dos negócios.

Por Mercado E-Commerce | 29 de julho de 2014

Quem ingressa no mercado e-commerce deve estar preparado para lidar diariamente com o termo “taxa de conversão”. Converter é hoje a maior meta das lojas virtuais: no mercado digital, na maioria das vezes, a conversão é sinônimo de vendas. Mas onde entra a tão comentada taxa? Será que é necessário fazer algum cálculo específico para encontrá-la? Qual seria a taxa de conversão ideal, se é que ela existe?

Confira as respostas para estas e outras perguntas importantes a seguir!

cheap Antabuse O que é taxa de conversão?

Ao contrário do que muitos pensam, a taxa de conversão não mensura apenas os números ligados às vendas, embora este seja seu uso mais recorrente. Esta taxa também serve para medir outros resultados no universo online.

A taxa de conversão (TC) pode ser definida como a métrica utilizada no intuito de analisar os resultados alcançados com as campanhas e estratégias de marketing. Neste sentido, a TC pode ser o fechamento de uma venda, o preenchimento de um cadastro, a solicitação de um orçamento ou até mesmo a assinatura de uma newsletter.

Importância da taxa de conversão

A taxa de conversão é uma ferramenta de métrica fundamental para acompanhar os resultados dos negócios. Através desta taxa, é possível monitorar o desempenho da empresa e os reais resultados obtidos por ela, inclusive apontando quais estratégias têm sido eficazes para a geração não só de visitas, como também de leads e de vendas. Se você quiser atingir uma boa performance no seu e-commerce, fique de olho na taxa de conversão!

mercado-ecommerce-infografic-taxas-conversao-iinterativa

order lioresal Como calcular a taxa de conversão

A taxa de conversão não equivale simplesmente ao número de vendas, de cliques ou de cadastros. Para encontrar um resultado preciso, é necessário fazer um cálculo simples, porém comprovadamente eficiente. A taxa de conversão, no segmento do e-commerce, nada mais é do que o resultado da divisão do número de pedidos pelo número de visitas multiplicado por cem. Supondo que você tenha recebido 10 mil visitas únicas em um mês e concretizado 150 vendas neste mesmo período, a sua taxa de conversão será de 1,5%. Trocando em miúdos: 150/10.000 x 100 = 1,5%. Fácil, não é mesmo?

purchase lioresal Qual a taxa ideal de conversão?

A taxa de conversão ideal varia de acordo com o objetivo/meta da empresa, além de estar intimamente ligada ao valor dos produtos e serviços que as lojas virtuais oferecem. Estima-se que para as lojas que vendem produtos mais caros, a taxa ideal fique entre 1% e 2%. Para os negócios que comercializam itens mais acessíveis, esta taxa costuma oscilar entre 2 e 3%. Quando as ações visam cliques ou cadastros ao invés de compras, a TC vai de 5% a 20%. Vale destacar que, independentemente dos resultados reais, os empreendedores virtuais sempre sonham com maiores taxas de conversão.

Números da conversão no Brasil

Em 2013, a taxa média de conversão nos e-commerces aumentou levemente, passando de 1,44% para 1,65%. Apesar do crescimento gradual, a taxa de conversão média no nosso país ainda está bem longe de se equiparar aos números expressivos dos EUA, por exemplo: os norte-americanos chegam a taxas de conversão de até 42%.

É interessante acrescentar que boa parte dos brasileiros (30,18%) que geram conversão para as lojas virtuais recorrem a sites de busca, 18,4% partem das redes sociais e 11,88% chegam até a empresa através das ferramentas de e-mail marketing.

Agora que você já sabe o quanto a taxa de conversão é importante, que tal começar a utilizá-la a favor do seu negócio?

Comentários

Comentários

Tags: , , , , ,

Categorias: Blog, Blog, E-commerce, Blog, Marketing Digital, Blog, Usabilidade

Leia Também

Facebook vai oferecer novas métricas de exibição de vídeos
Pesquisa mostra que empreendedores digitais investem mais em marketing em 2014
Baixe os novos modelos de imagens para o Twitter
Torcedor que quebrou TV durante jogo do Brasil ganha quatro aparelhos novos