mercado-ecommerce-responsive-design

O que é Design Responsivo e por que sua loja virtual precisa dele.

Com tantos dispositivos com acesso à internet disponíveis hoje, se adaptar é fundamental.

Por Mercado E-Commerce | 6 de novembro de 2013

A adaptação ao meio é a condição essencial para a sobrevivência. É pela seleção natural que todos nós conquistamos nossos lugares ao sol. E a fórmula serve tanto para a evolução das espécies quanto para quem quer se firmar no mercado digital.

Hoje em dia, as plataformas utilizadas para navegar na internet são várias e é preciso pensar em todas as possibilidades que seu cliente tem para acessar seu site. E mais importante: se adaptar a elas. Caso contrário, suas vendas online podem sofrer quedas drásticas.

Imagine que um comprador entre na sua loja pelo celular e, para achar o produto que procura, tenha que se digladiar com a barra de rolagem por uma eternidade. Enquanto imagina, esse cliente possivelmente já desistiu da compra e está navegando por outro site. Isso irá acontecer sempre caso você não adapte a linguagem da sua loja online para os diversos dispositivos usados hoje para acessar a internet.

O design responsivo é a ferramenta usada na construção de sites para que disponibilizem uma visualização adequada em cada dispositivo, prezando por uma boa leitura. Os sites elaborados segundo o design responsivo são capazes de redimensionar as informações na tela em que estão sendo acessadas. Esse cuidado garante ao visitante a navegabilidade pelo smartphone, pelo tablet ou pelo desktop.

Como funciona

Normalmente, os sites são pensados em um esquema onde o conteúdo é encaixado dentro de uma tela com medidas padronizadas. Eles serviam em telas de desktops, mas a tecnologia evoluiu e essas telas ganharam outros formatos. O que os web designers costumavam (e vários ainda costumam) fazer era criar versões de tamanho fixo para as demais telas. As versões mobile, para smartphones e tablets, por exemplo. Só que cada um dos novos aparelhos lançados que acessam a internet tem uma medida diferente e essas versões começaram a ficar desproporcionais em alguns deles.

A alternativa encontrada pelo design responsivo foi pensar uma linguagem que responda da maneira adequada a cada aparelho. A adequação do seu site aos dispositivos é garantida pelo uso de grades proporcionais e fluídas que flexibilizam as imagens e redimensionam o conteúdo para a tela. É através dos Media Queries que o sistema utilizado pelo visitante é detectado e ele é redirecionado para uma folha de estilos adequada à sua plataforma.

mercado-ecommerce-o-que-e-design-responsivo-e-por-que-sua-loja-virtual-precisa-dele-b

Inovação que já é tendência

Os conceitos do design responsivo são recentes. Foi o web designer norte-americano Ethan Marcotte que cunhou o termo e elaborou um livro sobre os caminhos que o designer deveria seguir para criar um site responsivo. Lançado em 2011, o livro Responsive Web Design logo se tornou um verdadeiro manual de procedimentos e o design responsivo passou a ser um padrão de qualidade para sites de negócio.

Atualmente, o Google indica o uso desses procedimentos para que seu site esteja entre os primeiros resultados nas buscas orgânicas. Usando o design responsivo, seu site terá somente uma URL para as várias versões. Assim, os algorítimos de busca descobrem seu conteúdo mais facilmente, contribuindo mais uma vez com o SEO (otimização de mecanismos de busca) – uma das maiores preocupações para qualquer loja virtual. Além disso, para fazer publicações ou mudanças de conteúdo, basta fazer em um único domínio para que o site seja atualizado em todas as plataformas.

Diferencial que se torna essencial

Uma pesquisa realizada pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) mapeou no ano passado como os brasileiros acessam a internet. O instituto apurou que 56% dos usuários da rede no Brasil acessam via smartphones e tablets. Foram detectados mais de 7 tipos de dispositivos diferentes, incluindo até consoles de videogames.

Em um cenário onde teremos cada vez mais dispositivos móveis conectados à rede, o design responsivo é a maneira mais inteligente de se adaptar aos costumes de navegação.

Para quem está no mercado de e-commerce, o investimento em sites responsivos pode ser o que decretará se sua loja tem ou não futuro. A revista norte-americana Forbes cravou: quem não der prioridade ao design responsivo estará cometendo um erro que pode ser fatal para o seu negócio.

A premissa da adaptação como característica essencial para a sobrevivência não é só uma simples figura de linguagem para o seu negócio online. É preciso levar ao pé da letra, caso contrário sua loja virtual pode se transformar em um dinossauro exposto como curiosidade ultrapassada em um museu da web.

Comentários

Comentários

Tags: , , , , ,

Categorias: Blog, Blog, Design, Blog, E-commerce, Blog, Tendências, Blog, Usabilidade

Leia Também

Facebook testa botão ‘comprar’ para usuário adquirir itens sem sair do site
Breno Koscky dá dicas para compras online no Dia das Mães
Lojas online preparam dia de ofertas de televisores para Copa
Microsoft paga até R$600 por computador velho na troca por um novo