mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-capa

Promoção ou Concurso nas redes sociais: como fazer do jeito certo?

Promoções e concursos nas redes sociais podem causar uma grande dor de cabeça para a empresa.

Por Mercado E-Commerce | 4 de outubro de 2012

Todo mundo quer fazer promoções nas redes sociais, mas esquece que se não for feita corretamente e seguindo alguns cuidados importantes, ao invés de engajar os consumidores, a distribuição de prêmios acaba criando uma dor de cabeça para a empresa.

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-01

Então vamos dar algumas dicas de quais as melhores práticas para criar uma promoção nas redes sociais, porque o que está em jogo para sua empresa, além de multas e proibição de fazer novas promoções, é algo valioso que demora para ser conquistado, mas um minuto para ser perdido – estamos falando de CREDIBILIDADE e CONFIANÇA!

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-02

Para começar, é importante decidir se você fará uma Promoção regulamentada ou um Concurso. Aqui vai uma dica para ajudar você na escolha:

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-03

Resumindo, uma Promoção é: uma distribuição de prêmios realizada através de sorteio, vale-brinde ou mérito. E deverá ser registrada nos órgãos competentes, como a Caixa Econômica Federal – por isso é mais burocrática e está sujeita a auditoria.

Já um Concurso é: mais simples, não depende de autorização de órgãos reguladores e nada mais é do que a distribuição gratuita de prêmios através de ação exclusivamente cultural, recreativa, desportiva ou artística.

Se optar por criar um Concurso nas redes sociais você não pode esquecer de que:
1) Não pode vincular diretamente a marca ou produto ao concurso.
2) O critério de apuração é sempre mérito e nunca sorte, ou seja: melhor resposta, resposta certa, resposta mais voada, resposta mais rápida, por exemplo.
3) Não pode cobrar taxa ou vincular a participação à aquisição de algum produto ou serviço.

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-04

Quando falamos em Promoção ou Concurso no Facebook é importante seguir algumas regras para não infringir as políticas de uso do Facebook e assim não correr o risco de ter sua página eliminada da rede! Essas são as dicas principais sobre o que pode ou não pode fazer no Facebook quando falamos em Promoção ou Concurso:

1) A ação deverá funcionar em um app ou aba. Nunca em posts no mural ou eventos.
2) Não é permitido usar recursos ou funcionalidade da rede social como mecanismo de votação para uma promoção – como curtir um post, comentar, compartilhar, fazer check-in em um evento ou taguear uma foto.

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-05

Outra rede social muito utilizada para fazer promoções e concursos é o Twitter. A rede social não deixa claro quais suas regras de promoção, mas é importante lembrar que: Se a promoção for regulamentada, é necessário um cadastro formal fora da rede social – em um hotsite, por exemplo.

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-06

Para finalizar a W3Haus preparou uma dica de ouro para você ter sucesso e não passar apuros com sua Promoção ou Concurso Cultural: Tenha um regulamento detalhado, publicado em local visível, e que preveja o maior número possível de situações envolvendo a sua ação, além disso, conte com o apoio de uma equipe jurídica para a elaboração desse documento.

mercado-ecommerce-promocoes-redes-sociais-07

 

Comentários

Comentários

Tags: , , ,

Categorias: Blog, Blog, Marketing Digital, Blog, Redes Sociais

Leia Também

Aprenda como usar o e-mail marketing a favor da sua loja virtual
Novo modelo de numeração pode impulsionar venda de roupas pela internet
Amazon permite adicionar produtos ao carrinho de compras pelo Twitter.
Expo Fórum de Marketing Digital 2016 está com inscrições abertas